Em 2018, fizemos uma viagem para Europa muito bem acompanhados. Levamos os avós da Alice (meus pais e o pai do Rodrigo) com a gente. Então, foi um desafio montar um roteiro que se adaptasse a todos os gostos e mostrasse o melhor da Itália. É preciso sempre adaptar a programação para quem está viajando. Aqui vão alguns fatores que precisei considerar…
Era verão na Europa. Na Itália, é um calor parecido com o Nordeste. Claro que cansa mais bater perna na rua. Para facilitar, já levei mapeado várias opções de restaurantes próximos dos locais que estaríamos. Seria bem desagradável fazer todo mundo ficar andando, no horário do sol do meio-dia, para procurar onde comer, né? Ajudou horrores!
Localização é fundamental!
Outra preocupação era saber quanto eles estariam dispostos a caminhar e quantas atividades eles topariam fazer em um único dia. Então, minha estratégia foi dividir os passeios “imperdíveis” no começo de cada dia. Assim, se alguém quisesse voltar para o hotel e tirar um cochilo depois do almoço, não deixaria de ver uma atração como o Coliseu, por exemplo.
Nenhum deles tinha encarado um voo tão longo e eu não sabia se todos chegariam bem. Diferente do que fazemos sempre, que é sair do aeroporto de transporte público, já deixei contratado um transfer que buscou a gente no aeroporto de Roma direto pro hotel.
Tomei cuidado redobrado com a localização dos hotéis. Eu não queria que ninguém ficasse amarrado naquele estilo que, se um quer descansar, todo mundo precisa voltar junto. Assim, escolhi hotéis próximos a restaurantes, supermercados e estações de metrô.
Para evitar qualquer perrengue, contratamos seguros de saúde para eles. Enquanto os nossos emitimos os do cartão de crédito mesmo.
Nesta viagem, ficamos 4 dias em Roma e 3 dias em Veneza. De lá partimos para Espanha e depois uma parada de 2 dias em Amsterdam.
Veja como foi nosso roteiro em Roma.
Comments (2)