Certamente você já sentiu vontade de experimentar algum prato preparado por chefs famosos da TV, principalmente se você gosta de programas de culinária.
Por aqui, somos fãs de alguns chefs famosos que apresentam ou sempre são convidados de programas, tanto do Brasil como do exterior.
Separamos alguns restaurantes que conhecemos em São Paulo destes famosos cozinheiros!
Pipo SP: cozinha brasileira do chef Felipe Bronze
Para começar, pedimos o mini sanduíche Ostrix: ostras crocantes, maionese de algas, picles de cebola roxa e pão no vapor. Perfeito!
Depois, eu e Alice dividimos um menu executivo (serviço no almoço de terça a sexta). Como entrada, escolhemos o pipo fish, que também é um mini sanduíche com peixe empanado, aioli e alface.
O prato principal foi um arroz de ovo, que vem com cogumelos, abobrinha, espinafre e cebolinha.
A sobremesa do menu é um pudim. Esta combinação de entrada, prato principal e sobremesa custa R$ 89.
Gostamos muito, especialmente do atendimento. Agora queremos voltar para experimentar os pratos na brasa e o sundae, que vem com pipoca caramelizada, caramelo salgado e fudge de chocolate. Não tem como esta combinação ser ruim, né?
Aqui em casa adoramos assistir o Felipe Bronze chamuscando a comida no Perto do Fogo. Aliás, sempre que provamos qualquer prato, adoramos imitar o chef dizendo que faltou só uma raspinha de limão siciliano…
O Pipo fica na Avenida Europa, 158, nos Jardins, em São Paulo.
Jamie´s Italian; um restaurante da rede do chef Jamie Oliver
A Alice, além de adorar os programas do Jamie Oliver, experimentou pela primeira vez o macarrão a bolonhesa deles em uma unidade do restaurante em Londres.
Ela era bem menor e achamos que daria para pedir um menu de crianças, que vinha o prato, um suco e algo mais.
Pedimos o prato grande no combo porque a ideia era o Rodrigo comer com ela.
Não sobrou absolutamente nada e o Rodrigo teve que pedir outro!
Até hoje ela diz que foi o melhor macarrão da vida dela.
Já viemos outras vez na unidade de São Paulo, que fica no Itaim, e ela sempre quer o mesmo prato que comeu lá na Inglaterra.
De entrada, pedimos cogumelos assados sobre pão folha italiano com muçarela de búfala defumada e tomilho.
A Alice foi no tagliatelle bolognese, que tem um ragu de carne bovina e suína cozido lentamente com vinho tinto e eu pedi um risoto de cogumelos, que é finalizado com azeite trufado.
Em São Paulo, o restaurante fica na Avenida Horácio Lafer, 61, no Itaim. Tem uma unidade do restaurante @jamiesitalianbr também em Curitiba, no Shopping Pátio Batel.
Maní: um dos 50 melhores restaurantes do mundo
Fomos conhecer o Maní, da chef Helena Rizzo, que já foi eleita como a melhor chef do mundo. O Maní também coleciona prêmios, além de uma estrela Michelin. Figura há anos na lista dos 10 melhores restaurantes da América Latina. Veja como foi nossa experiência no restaurante Maní.
Arturito – restaurante da Paola Carosella
Há bastante tempo que tentamos ir lá, mas nunca conseguimos conciliar as reservas com nossa disponibilidade. Resolvemos ir direto em um domingo, sem reserva. Acabou dando muito certo. Chegamos cedo, pouco depois que o restaurante abriu, e conseguimos uma mesa sem dificuldade.
Um dos pratos preferidos da Alice é ostra (sim, eu sei que não é o mais comum para uma criança). Ela ficou eufórica quando leu no cardápio que tinha. Pedimos uma porção de seis ostras frescas, que vem acompanhadas com um vinagrete francês. Conseguimos experimentar uma, antes que a Alice devorasse o resto.
Em segundo lugar, pedimos mexilhões frescos à provençal. Tivemos que pedir uma colher porque o “caldinho” estava absurdamente bom.
Pedimos o kiro, “o isotônico do agricultor”, uma bebida de gengibre, mel e maçã, e o chopp artesanal La Guapa Cecília, que leva capim-limão. Alice escolheu o suco do dia, que era laranja com abacaxi, mas acabou roubando o isotônico de gengibre para ela.
Para os principais, aceitamos as sugestões da equipe (que é incrivelmente simpática, linda e atenciosa). Então, fomos com o clássico nhoque de ricota artesanal, com ragu de linguiça de porco e o polvo assado no forno a lenha com arroz de tomate e aïoli. Nunca comemos um polvo tão macio na nossa vida…
Totalmente satisfeitos, mas esganados, arrumamos um espaço para provar a maior sobremesa do cardápio: a pavlova com frutas frescas. Foi inapropriado, mas valeu a gula: que combinação perfeita do azedinho das frutas com o doce do merengue!
O @restaurantearturito fica na Rua Artur de Azevedo, 542, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
Mocotó – restaurante com comida sertaneja para todos os paladares
Alice ama de paixão e todas as vezes volta para casa dizendo que comeu muito (fato!). Desta última vez, ainda ficou animadíssima porque o Rodrigo de Oliveira estava circulando por lá.
O restaurante, na Zona Norte de São Paulo, foi fundado em 1973 pelo pai de Rodrigo. Foi o filho que inovou o cardápio e transformou a casa do norte em um referência em comida brasileira.
Rodrigo diz que é uma cozinha feita com os olhos no mundo e os pés sempre firmados no sertão.
O conceito está em cada prato, recheado de sabores do sertão e, ao mesmo tempo, com uma sutileza inacreditável.
O Mocotó foi reconhecido como o melhor restaurante do mundo na categoria “no reservation required” pelo World Restaurant Awards em 2019. Ocupa o 33o lugar na lista dos melhores restaurantes da América Latina pela revista britânica Restaurant (2020) e recebeu o selo de Bib Gourmand pelo Guia Michelin.
Nossos pedidos foram:
– chips de mandioca
– o famoso dadinho de tapioca, que ele criou
– queijo coalho com melaço
– costelinha de porco recheada com a própria carne da costela, molho de tucupi negro e abacaxi
– peixadinha do São Francisco – pintado no molho de coco, mix de arroz e farofa crocante de castanha e coco queimado
– creme brûlée de doce de leite e umburana
– bolo de chocolate com cupuaçu e castanha do Pará com sorvete artesanal de cumaru
– coquetel sem álcool de morango, amora e uva, com açúcar de especiarias e água com gás
– Mocobreja
Por fim, vale dizer que lá é sempre cheio. Se você não fizer reserva, minha sugestão é chegar bem cedo.
O @mocotorestaurante fica na Av. Nossa Senhora do Loreto, 1.100.
Curtiu? Então, você também irá gostar de ler:
Casa do Porco: o melhor restaurante do Brasil
Os melhores restaurantes vegetarianos de São Paulo
Onde comer: restaurantes no centro de SP
Vamos conhecer eu e minha esposa 😍.
Que legal!