Antes de falar de roteiro em Paris com crianças, é preciso falar sobre como planejamento é fundamental para viajar, ainda mais com os pequenos.
Para quem gosta de arte e museus, é um grande desafio escolher quais são os museus imperdíveis de Paris. Não caia na tentação de tentar ver o máximo possível de museus em poucos dias porque eles são enormes e você terá que “pular” muita coisa.
Minha dica é reservar tempo para apreciar os museus com calma. Um exemplo é o Louvre. Mesmo que você passe um dia inteiro lá, não irá conseguir ver tudo. Imagina então reservar apenas duas horas para esta visita. Pode ser bem frustrante.
Mesmo que o seu filho seja acostumado a visitar museus, tome cuidado para não sobrecarregar a programação. Os museus podem ser bem cansativos.
Faça uma lista das atrações que você pretende visitar e tente encaixá-los entre os programas principais. Alguns pontos não podem ficar fora do seu roteiro, como por exemplo o Arco do Triunfo, a Champs Elysées, a Catedral de Notre Dame, os Jardins de Luxemburgo, a Galeries Lafayette e Montmartre.
O fantástico Palácio de Versalhes fica um pouquinho distante do centro, mas certamente vale o passeio.
Se tiver mais tempo, você pode incluir um passeio pelo Rio Sena, uma visita ao Centro Georges Pompidou e até conhecer um museu inteiro dedicado ao incrível escultor Auguste Rodin. Da mesma forma, pra quem tem mais dias na capital francesa, considere conhecer os jardins que inspiraram Monet em Givern.
Calendário de eventos
Nesta viagem, Paris não era nosso destino único e, antes de decidir a ordem dos locais, pesquisei o calendário de eventos das outras cidades que iríamos. Esta é outra coisa que muita gente esquece de fazer ao planejar um roteiro. Feriados regionais e nacionais podem impactar sua viagem, de forma positiva ou negativa.
No dia 14 de julho, há uma festa nacional na França, em celebração ao Dia da Bastilha. Na internet, descobri imagens lindas da festa com uma queima de fogos na Torre Eiffel. Como o sonho da Alice era ver a torre, claro que estar lá no dia da festa virou prioridade.
Vi também que o Coldplay (banda favorita da Alice) faria show em Paris no dia 15. Já fui atrás de ver se conseguiria os ingressos e, sim, era possível. Então, eu já tinha duas noites “travadas” com estes eventos que eram importantes para a gente.
Tínhamos planos de ir para a Eurodisney e, para isto, precisaríamos de um dia+noite livres para aproveitar bem a ida ao parque.
Assim, eu cheguei à conclusão que precisaria de pelo menos três noites em Paris. Deixei os dias mais livres porque já sabia que dormiríamos tarde todas as noites e estaríamos cansados. Não adianta querer abraçar o mundo, ainda mais com criança.
Outro ponto importante para dizer é que eu e o Rodrigo já tínhamos ido para Paris e desbravado bem os museus. Assim, a gente estava sem a preocupação de deixar de conhecer algum ponto extremamente importante.
Montar roteiro é um quebra-cabeças que eu adoro, mas exige dedicação. O nosso roteiro em Paris de 5 dias ficou assim:
Dia 1 – Explore a cidade
Chegada em Paris à tarde de trem, vindo de Londres. Tempo livre para caminhar e explorar a cidade. Afinal, caminhar pelas ruas de Paris já é um passeio incrível. Não esqueça de deixar um espaço assim na sua programação.
Outra opção ótima é reservar um Free Tour por Paris. A caminhada tem duração de 2h45 e passa por vários pontos turísticos da cidade. Os free tours não possuem preço fixo. Ao final do tour, você decide o valor que pagará ao guia de acordo com o seu grau de satisfação.
Dia 2 – Disneyland Paris
Acordamos cedo, tomamos nosso café e deixamos o hotel por volta das 8h. Nós preferimos ficar em um apart-hotel para termos uma cozinha para preparar nosso café da manhã e jantar. Foi sensacional porque isto deu liberdade total de horário para a gente. O Rodrigo descobriu uma boulangerie fantástica pertinho da nossa hospedagem. Parecia uma padaria daquelas de filme e os pães que ele comprava para o nosso café da manhã eram sensacionais!
Nós ficamos no Adagio XV Apart Hotel, mas vi que recentemente eles receberam muitos comentários negativos sobre limpeza e atendimento. Recomendo então procurar outras unidades da rede, como o bem avaliado Aparthotel Adagio Paris Montmartre, que tem inclusive uma excelente localização. Também bem localizado é o Hôtel Le Littré.
A viagem do centro de Paris até a Disneyland Paris, de metrô e trem, leva cerca de 40 minutos. Não esqueça que você deve sempre guardar seus tickets de metrô e trem até o final do trajeto.
Chegamos logo que os parques abriram e ficamos até fechar. São dois parques: Walt Disney Studios Park e Disneyland Paris. Você pode comprar ingressos para os dois parques para o mesmo dia, já que eles ficam um ao lado do outro. Não esqueça de comprar antes os ingressos da Disney Paris para não perder viagem e ainda escapar das filas da bilheteria!
Nós optamos em fazer os dois parques no mesmo dia e pra gente foi suficiente. Agora, se você é super fã da Disney, a minha sugestão e se hospedar lá perto por uma noite e curtir um dia inteiro em cada parque.
Planejamento do dia
Antes da viagem, caso você vá com crianças, confira a altura mínima de cada brinquedo. Eu levei uma lista dos brinquedos que a gente gostaria de ir, já organizada. Assim, você economiza um tempão em filas desnecessárias ou perdido.
Para comer, há uma enorme praça de alimentação entre os dois parques. Mesmo sem gostar, optamos pelo McDonald´s porque era mais rápido e assim pudemos aproveitar mais.
Fechamos até o parque fechar, depois do espetáculo da queima de fogos. Caminhamos (junto com uma multidão) até a estação de trem e ficamos surpresos como a tranquilidade que foi o embarque. Funcionários orientavam as filas e direcionavam as pessoas para os vagões. Foi muito bom voltar de transporte público, mesmo sendo tarde da noite.
Como chegar na Eurodisney
Na linha 6 do Metrô, ir até Nation, que é ponto final. Pegar a linha A do RER até Marne-la-Vallée. A viagem leva cerca de 40 minutos.
Do centro de Paris poderá apanhar o RER em Châtelet-Les-Halles, Gare de Lyon e Nation em direção a Marne-La-Vallée / Chessy.
Dia 3 – Museu do Louvre e Festa da Bastilha
O Louvre é imenso e reservamos o dia para explorar bem o museu. Deixamos o dia mais leve porque chegaríamos tarde da Disney e iríamos dormir tarde novamente por conta da Festa da Bastilha. Assim, pudemos dormir e tomar nosso café com calma antes de irmos pra rua.
Como era feriado, a entrada do Louvre estava gratuita. Isto quer dizer, fila e mais fila. Comemos um lanche enquanto esperávamos nossa vez e o tempo passou rapidinho.
A Alice estava ansiosa para ver a Monalisa e se divertiu nos infinitos corredores do local.
Seguimos para ver a queima de fogos na Torre Eiffel que acontece anualmente no dia 14 de julho, em celebração da Queda da Bastilha. Escolhemos assistir no Trocadéro e foi uma experiência surpreendentemente encantadora.
Assim como todos os milhares de franceses e turistas que se reúnem para acompanhar o espetáculo, voltamos de transporte público para o nosso hotel. A estação de metrô mais próxima foi fechada porque estava cheia, mas bastou caminhar alguns metros para encontrar outra aberta.
Dia 4 – Museu d´Orsay e show do Coldplay
Instalado em uma antiga estação de trem, o Museu d´Orsay é um dos museus mais fascinantes do mundo. Se você gosta de arte (especialmente do impressionismo), reserve boas horas para curtir a visita. Lá, você verá muitas obras dos incríveis Claude Monet, Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Édouard Manet e Paul Cézanne.
Dica: o Museu d´Orsay é gratuito para todos no primeiro domingo de cada mês. Mas, se for em qualquer outro dia, garanta antes seus ingressos para o Museu D´Orsay.
Depois, seguimos para o Stade de France, que fica na periferia de Paris, em Saint-Denis. O acesso é muito tranquilo de metrô/trem.
Compramos os ingressos (de revenda) para o show do Coldplay pelo site viagogo. O legal desta plataforma é que eles garantem o dinheiro de volta, caso o ingresso tenha qualquer problema.
Se você é fã de futebol, vale a pena também fazer uma visita guiada no Stade de France.
Para chegar no Stade, confira este mapa de acesso com as estações mais próximas.
Dia 5 – Torre Eiffel
Terminamos nossa programação em Paris com o passeio mais desejado pela Alice: subir na Torre Eiffel. Compramos os ingressos que permitem acessar todos os andares. Era um dia lindo de verão e o céu estava lindíssimo.
Já estivemos em Paris no inverno com dias bem nublados. Nestes casos, avalie se vale a pena esta categoria mais cara de ingresso porque muitas vezes não dá para ver absolutamente nada de vista. O ingresso que dá acesso apenas ao segundo andar pode ser mais que suficiente.
No final do dia, pegamos nosso voo até o Porto, para visitar Portugal.
Checklist da viagem internacional | ||
---|---|---|
Seguro Viagem | Use um comparador de preços e garanta o melhor valor para a cobertura que deseja contratar. Com o cupom ALICEPELOMUNDO tem 4% de desconto no cartão e 9% no Pix | Seguro viagem |
Chip internacional | Viaje e chegue conectado ao seu destino | Chip com desconto |
Hospedagem | Reserve com antecedência o hotel. Considere sempre a localização | Reserve seu hotel |
Conta internacional Nomad | Use o cupom ALICEPELOMUNDO20 | Abra sua conta e ganhe até US$ 20 de cashback |
Aluguel de carro | Reserve com antecedência o veículo que irá usar | Alugue um carro |
Passeios | Alguns passeios esgotam meses antes. Não dê bobeira e reserve antes | Reserve seus passeios |
Acessórios de viagens | Confira itens que vão tornar sua viagem mais fácil | Acessórios de viagem |
Conta Wise | Peça o cartão da Wise e economize com 1,1% de IOF na conversão | Abra sua conta internacional na Wise |
Passagens de trem, ônibus e ferry-boat | Receba 10 euros de desconto na primeira reserva | Reserve aqui |
Você pode também gostar de ler outros artigos:
O que fazer em Madrid
O que fazer em Barcelona
Roteiro em Veneza
O que fazer em Buenos Aires
Como planejar uma viagem internacional
Sempre que você reserva seu hotel, compra um chip de celular ou garante os tickets para passeios pelos links aqui do blog, você ajuda que todo conteúdo continue sendo gratuito porque nós recebemos uma pequena comissão. Aliás, você não paga nenhum centavo a mais por isto! Assim, posso continuar com este projeto e ajudar mais famílias que querem viajar! Aproveite e siga a gente no Instagram para não perder nenhuma de nossas aventuras!
Comments (2)