O aeroporto de Istambul, inaugurado em 2018, impressiona. Afinal, é um dos maiores do mundo. Só para vocês terem ideia, equivale ao tamanho de seis aeroportos de Guarulhos.
Tem capacidade para receber 200 milhões de passageiros por mês. Ou seja, é como se toda a população brasileira passasse por lá em apenas 30 dias.
O Istanbul Airport é o hub da gigante Turkish Airlines e é a principal porta de entrada para a Turquia. Nossa conexão mais recente por lá foi para irmos para a Noruega, mas aqui no post eu detalho como foi um voo anterior, quando fizemos um roteiro completo pelo Egito.

Como é voar pela Turkish Airlines?
Mais uma vez voamos com a Turkish Airlines e gostamos da experiência. Desta vez, nosso destino final era o Cairo, no Egito. Infelizmente, não há voos diretos de São Paulo para o Egito.
Nosso voo de ida partiu do Terminal 3 de Guarulhos às 23h50. Fizemos o checkin online e levei o cartão impresso. Como viajamos só com bagagem de mão, fomos direto para o portão de embarque. Porém, no momento de embarcar, informaram que precisaríamos ir para o balcão para que eles emitissem o cartão. Pior foi ter que pegar a fila do embarque duas vezes.
O embarque foi feito no horário, mas decolamos com um pouco de atraso porque o aeroporto internacional de São Paulo estava congestionado.

Nosso primeiro trecho até Istambul durou aproximadamente 12 horas e foi a bordo de um Airbus 350. A aeronave tem um bom espaço interno e, mesmo na classe econômica, fizemos um voo bem tranquilo.
Nos assentos, encontramos um fone de ouvido e um cobertor.


Depois de uns 30 minutos de voo, serviram o jantar, que podia ser massa ou peixe. Como a gente já tinha jantado no aeroporto com um benefício do nosso cartão de crédito, pulamos esta refeição no voo.
Todos os passageiros receberam uma nécessaire com pantufa, hidratante labial, máscara, protetor auricular, meias, escova e pasta de dente.
Logo apagaram as luzes e ficou bem silencioso.
Umas duas horas antes de chegar em Istambul, serviram o café da manhã. Estes voos longos para destinos com fuso horário muito diferente sempre nos deixam atrapalhados. Afinal, enquanto a gente tomava o café da manhã já era final de tarde na Turquia.

Procedimentos de segurança no aeroporto de Istambul
Desembarcamos por volta das 18h. O aeroporto é enorme e caminhamos bastante até a checagem de segurança. Mesmo sendo conexão, precisamos passar pelo raio-x novamente.
A nossa conexão era de aproximadamente 7 horas. Nosso voo pro Cairo partiria de madrugada, a 1h25.
Sala VIP IGA Lounge no aeroporto de Istambul
Como era inviável sair do aeroporto durante a noite para passear, fomos esperar nosso voo para o Egito na sala vip IGA Lounge.
É enorme e estava bem vazia. Lá encontramos bebidas e comidas ilimitadas. Além das saladas, tinha um buffet com comida da Mongólia e uma ilha que preparava massas e carne na hora.
Para as crianças, tem uma área especial na sala IGA.

Tem várias áreas para descanso, além de um lounge com bebidas e mesa de bilhar. Há salas para oração e em algumas áreas da sala vip é proibido o consumo de bebida alcoólica. já que a Turquia é um país muçulmano. Eles dispõem ainda de chuveiros para tomar banho.
Se você ainda acredita que sala vip é frescura, pense na economia que você pode fazer, por exemplo, em refeições no aeroporto. Nem vou falar do conforto que é esperar com tranquilidade o seu voo. Aqui neste artigo você aprende como acessar sala vip gratuitamente.


O voo para o Cairo partiu no horário e teve duração de um pouco mais de duas horas.
Serviços gratuitos da Turkish Airlines no aeroporto de Istambul
A nossa volta do Egito também foi com a Turkish Airlines e pudemos experimentar dois serviços gratuitos da companhia para passageiros em conexão.
Voamos do Cairo até a Turquia de madrugada. Chegamos às 7h no aeroporto de Istambul. Desta vez nossa conexão era de dia e fomos conhecer o TourIstanbul, um serviço que a Turkish oferece gratuitamente a passageiros com escalas de 6 ou mais horas.
Ao desembarcar, você deve seguir as indicações de saída do aeroporto. Você irá passar pelo controle de passaportes. No saguão do aeroporto, irá encontrar o balcão da Turkish, identificado como “Hotel Desk”.

Basta apresentar suas passagens ali e assim eles indicarão qual é o passeio que tem a duração ideal para o tamanho da sua conexão.
O nosso passeio foi das 8h às 11h. Todos recebem um crachá com a programação e são encaminhados até o ônibus. O passeio é feito com um guia turístico que vai mostrando os pontos da cidade.
As malas (para quem viaja com mala de bordo como nós) são acomodadas no bagageiro do próprio ônibus.
Nosso tour era o menor, de poucas horas. Além dos pontos que vemos do ônibus, ainda tem duas parada. Primeiramente, paramos por 10 minutos na Ponte Galata, a mais famosa de Istambul.

A segunda parada do nosso tour foi no Palácio Dolmabahçe. O tempo nesta parada era maior: 50 minutos. Como o Palácio não abre para visitação às segundas-feiras, aproveitamos para tomar um café quentinho, já que estava bem frio em Istambul (aproximadamente 0ºC).

Alimentação gratuita no aeroporto de Istambul
Voltamos para o aeroporto e fomos testar outro serviço gratuito da Turkish. Para passageiros em conexão, eles fornecem um voucher e você pode escolher um combo em alguns dos restaurantes da praça de alimentação do aeroporto.
Alice comeu no Popeyes que ela adora.


Hotel de graça
Mas, se a sua conexão em Istambul tem mais de 20 horas, a Turkish oferece gratuitamente hospedagem. Nós já tivemos uma experiência similar em Casablanca, no Marrocos, com a companhia aérea AirMaroc e foi sensacional.
Antes de mais nada, confira todas as regras deste benefício no site da Turkish.


Como foi nosso voo de volta para São Paulo
Embarcamos às 14h30 e logo depois foi servido o nosso almoço. Durante as 12 horas de voo, foram servidas duas refeições.
Neste trecho, a Alice ganhou dois presentes dos comissários. O primeiro foi uma nécessaire com todos os itens que os adultos ganham, mas em versão infantil (pantufa, máscara e até um fone de ouvido menor). O outro presente era uma graça: um chapéu de aviador, um avião de madeira e um boneco de funcionário de aeroporto.



Curtiu? Então, aproveite e leia também:
Passaporte infantil: quais são as diferenças
O que fazer antes de ir para o aeroporto
Como sobreviver a um voo longo com criança
Sempre que você reserva seu hotel, compra um chip de celular ou garante os tickets para passeios pelos links aqui do blog, você ajuda que todo conteúdo continue sendo gratuito. Dessa forma, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nenhum centavo a mais por isto. Assim, posso continuar com este projeto e ajudar mais famílias que querem viajar! Então, aproveite e siga a gente no Instagram para não perder nenhuma de nossas aventuras!
Olá bom dia…muito bom seu site. Uma duvida por favor, como conseguir o voucher alimentação no aeroporto de Istambul ? Tenho voo pela Turkish Airlines… Desde já agradeço
No balcão da companhia, dentro do próprio aeroporto próximo a praça de alimentação
Tenho voo pela turkish dia 29/08 onde farei confecção de 3 horas em stambul. É fácil a comunicação no aeroporto de stambul. Tenho direito ao vaucher alimentação?
Muito obrigada.
A comunicação é toda inglês e o aeroporto é bem sinalizado. Se sua passagem é da Turkish, basta verificar se tem direito no balcão da empresa
Qual valor é fornecido para alimentação de adulto e de criança? é o suficiente para uma refeição?
Era um vale que você trocava por um combo. Suficiente para uma refeição sim