Aqui tem uma lista com atividades e lugares imperdíveis para conhecer no Centro de São Paulo. E o melhor: vários são gratuitos!
Quais são os bairros que fazem parte do Centro de SP?
Antes de mais nada, precisamos dizer que a região central de SP reúne mais de dez bairros. Engloba os distritos da Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Sé e Santa Cecília.
Alguns dos bairros mais famosos da cidade pertencem a estes distritos. Higienópolis, por exemplo, faz parte do distrito da Consolação; enquanto a Aclimação está no distrito da Liberdade.
Então vamos distribuir as atrações por áreas para facilitar seu passeio.
Centro Histórico de São Paulo
Tour pelo Theatro Municipal
A visita educativa do Theatro Municipal de SP é uma verdadeira aula de história porque você aprende tudo sobre o teatro municipal de São Paulo e entende o contexto histórico em que o local foi construído. Veja aqui como visitar o Theatro Municipal de SP.
Free Tour
Aproveite para conhecer outros lugares históricos em um free tour pelo centro de São Paulo. Você irá conhecer mais sobre pontos importantes como a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú e o Viaduto do Chá.
O free tour tem saídas às 10h, em frente ao Teatro Municipal. O roteiro inclui também o Pateo do Collegio, a Casa da Imagem e o Solar da Marquesa de Santos.
E o melhor é que não tem valor fixo: no final do passeio você dá o valor que desejar ao guia. Mas não esqueça que a remuneração do guia depende das gorjetas. Reserve sua vaga e aproveite!
Edifício Martinelli
O Edifício Martinelli é o primeiro arranha-céu da cidade. Fica entre as ruas São Bento, São João e Líbero Badaró. Já abrigou o Cine Rosário, o luxuoso hotel São Bento, barbearias, lojas e uma igreja. Gratuito.
Conheça aqui a história do Edifício Martinelli.
Cripta da Catedral da Sé
Você sabia que é possível visitar a Cripta da Catedral da Sé? A cripta foi inaugurada em 1919 e fica abaixo do altar-mor da catedral. Ali, estão 30 câmaras mortuárias, com restos mortais de bispos e arcebispos de São Paulo, falecidos a partir de 1748.
Saiba aqui como visitar a Catedral da Sé.
MUB3: o museu da Bolsa
O Museu da Bolsa do Brasil mostra o impacto na nossa vida de tudo que é negociado na Bolsa de Valores. É bem divertido ver as imagens de como eram os pregões. Gratuito.
Veja então como foi nossa visita ao Museu da Bolsa.
Liberdade
Conhecido por sua forte influência da cultura japonesa, a Liberdade é um dos pontos turísticos mais populares de São Paulo. Lojas e restaurantes atraem uma verdadeira multidão todos os finais de semana para o bairro.
Confira aqui algumas atrações imperdíveis no bairro da Liberdade SP.
Bela Vista
Museu Judaico de São Paulo
Instalado no antigo Templo Beth-El, uma sinagoga projetada em 1928, o Museu Judaico de São Paulo é um espaço que apresenta os valores da cultura judaica, em suas várias formas de expressão.
Veja como foi nossa visita ao Museu Judaico.
Onde comer no centro de SP
Quando a fome bater, pode ficar tranquilo porque o centro de São Paulo tem muitas opções de restaurantes. Confira aqui uma lista dos melhores restaurantes no centro de SP. Tem dicas para todos os gostos e bolsos!
Onde ficar em SP
O Centro de São Paulo é ideal para quem busca estar no coração da cidade porque tem fácil acesso a museus, teatros e atrações turísticas. Além disso, os preços costumam ser mais acessíveis. No entanto, a região pode ser barulhenta e bastante insegura, principalmente à noite.
Dessa forma, dois bairros centrais podem ser uma ótima opção para quem deseja turistar em São Paulo. Segue aqui nossas sugestões:
Onde ficar na Consolação
Econômico: ibis budget SP Frei Caneca
Confortável: Novotel Sao Paulo Jaragua Conventions
Luxo: Hotel Cadoro São Paulo
Onde ficar na Liberdade
Econômico: Leques Brasil Hotel Escola
Confortável: Nikkey Palace Hotel
Se preferir, veja aqui outras opções de onde ficar em São Paulo, com dicas de bairros e hospedagens.
Curtiu? Então, veja outros artigos aqui no blog que você pode se interessar:
Exposições em cartaz em SP
Museus gratuitos em SP
Comments (12)