Se você nunca teve a experiência de fazer um cruzeiro marítimo, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher o navio e o roteiro.
Cruzeiro é algo que desperta amor ou medo nas pessoas. Todo mundo tem um amigo que detesta e outro que vai todo ano, se puder. Acredito que o segredo para curtir a viagem é escolher direitinho o roteiro e o tipo de navio de acordo com o seu perfil.
Nós escolhemos o Costa Favolosa, um cruzeiro de 9 dias com saída de Santos e paradas em Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).
Viajamos em um grupo com meus pais, meus tios e a Alice (fomos em 2019. Então, Alice tinha 8 anos). Aqui vão alguns pontos que eu considerei para escolher nossa viagem, que foi bem divertida.
Tipo de cruzeiro
Você precisa avaliar quais são as atrações oferecidas, assim como as instalações. Tem navio que tem toboáguas e brinquedos infantis. Por outro lado, outros têm foco mais no público adulto, com baladas e shows. Alguns são temáticos ou de eventos, como o que tem o show do Roberto Carlos ou uma edição em 2022 que levou todos os personagens do canal Gloob.
Nós escolhemos o Costa Favolosa porque o navio conta com um parque aquático bem legal, especialmente para crianças. Tem até toboágua. O nosso cruzeiro ainda contou com a ilustre participação da Peppa Pig.
Confira os cruzeiros da temporada 2023 no Brasil.
Como é o Costa Favolosa
O Costa Favolosa conta com 524 cabines com varanda, 9 piscinas e hidromassagens, 6 restaurantes e 12 bares. Comporta aproximadamente 3.600 passageiros, com uma tripulação de mais de 1.000 colaboradores.
Você tem a disposição comida nos buffets praticamente o dia todo. Nos jantares, está incluído o restaurante que serve o menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Para este, você tem o horário fixo para suas refeições.
Por outro lado, se você prefere algo mais informal ou livre de horários, pode jantar no buffet.
O navio tem ainda cassino, lojas, academia, spa e área kids com oficinas e recreadores. As atividades das crianças são divididas por idade. Diariamente, recebíamos na cabine um jornal com toda a programação do dia.
Tempo das escalas de parada
Outra questão bastante importante é você observar o tempo das escalas em cada destino. Se o seu foco é só curtir o navio, isto pode nem importar. Porém, se você pretende aproveitar para passear na escala, observe bem os tempos. Eu descartei um dos cruzeiros que estava olhando porque tinha uma parada em uma cidade de apenas 4 horas. Nós não conseguiríamos aproveitar nada.
Por isto, escolhemos um itinerário que teve uma parada de um dia inteiro em Montevidéu e 2 dias e 2 noites em Buenos Aires.
Muitos roteiros também costumam passar pelo Rio de Janeiro. Então, veja aqui dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro.
Mas, se o seu itinerário tem escala em Santos, confira as dicas da Dre sobre o que fazer em Santos na parada de um cruzeiro.
Com bebida ou sem bebida
Há várias opções de cruzeiros allinclusive (com bebidas a vontade). Não temos o perfil de balada e nem de muita bebida. Assim, roteiros allinclusive não eram atrativos para a gente. Outra coisa: nossos planos eram passar o dia fora do navio, nas escalas. Não faria sentido pagar por um serviço que praticamente não usaríamos.
Em outros navios/roteiros as bebidas são pagas a parte. Nestes, você ainda pode escolher se quer comprar um pacote antecipado de bebidas (que também pode ser ilimitado), um pacote de bebidas limitados (pode ser alcoólico e não alcoólico) ou optar em comprar lá mesmo durante o cruzeiro no navio.
Nós optamos em comprar um pacote de bebidas antes da viagem. A dica para economizar bastante é levar uma garrafa de água vazia. Há água potável disponível nas áreas comuns e assim você não precisa ficar gastando (em dólares) com água.
O que não pode levar em um cruzeiro
É proibido embarcar com drogas e bebidas, porém não há nenhuma restrição em levar uma garrafinha vazia.
Pipas e drones também são proibidos. Para artigos esportivos, consulte sempre a companhia em que irá embarcar.
Não pode secador de cabelos, chapinha nem ferro de passar. Ou seja, qualquer objeto que emite calor.
Da mesma forma, são proibidos objetos cortantes como tesouras e alicates de unha.
Enjoo no navio
No geral, os cruzeiros são bem tranquilos. As embarcações são enormes e você praticamente não sente o balanço do mar.
Porém, em alguns trechos de navegação nas regiões do Uruguai e Argentina costumam ser mais turbulentos.
Desta forma, se você tem receio de enjoar, procure evitar este roteiro em sua primeira experiência de navio.
Nos grandes cruzeiros, há equipe para emergências. Por precaução, leve um remédio para enjoo. Não custa nada, não é mesmo?
Animou? Confira os cruzeiros da temporada 2023 no Brasil.
Sempre que você reserva seu hotel, compra um chip de celular ou garante os tickets para passeios pelos links aqui do blog, você ajuda que todo conteúdo continue sendo gratuito. Dessa forma, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nenhum centavo a mais por isto. Assim, posso continuar com este projeto e ajudar mais famílias que querem viajar! Então, aproveite e siga a gente no Instagram para não perder nenhuma de nossas aventuras!
Comment