A maioria dos roteiros pelo Egito inclui um cruzeiro pelo Nilo. É a forma mais comum de se deslocar para conhecer as incríveis atrações que ficam entre Luxor e Assuã.
É bem importante você saber como são os cruzeiros do Egito antes de fazer sua viagem.
Nós fizemos nosso cruzeiro de Luxor até Assuã, a bordo do navio Zeina. O cruzeiro de 4 noites fazia parte do pacote completo que compramos de 11 dias pelo Egito.
Dependendo do seu roteiro, você também poderá fazer o deslocamento no sentido de Assuã até Luxor. Mudará um pouco os horários dos passeios, mas as atrações são as mesmas.
Uma das maiores dificuldades ao pesquisar sobre os barcos é que a maioria das empresas não divulga imagens e nem traz informações precisas sobre cada um deles.
Mas não se desespere. São todos muito parecidos e não haverá diferenças significativas entre eles, a ponto de estragar sua viagem.
Quando eles estão atracados nos portos, ficam enfileirados. É comum a gente atravessar por dentro de outros barcos para chegar no nosso. Assim, pudemos observar que realmente muda apenas um ou outro detalhe de decoração, mas são muito parecidos em suas estruturas.

Prático, mas sem luxo
Os cruzeiros pelo Nilo são diferentes dos tradicionais que conhecemos, como Costa e MSC. É algo mais simples, mas é uma maneira muito confortável de se deslocar entre as atrações.
Desta forma, você se poupa de horas de deslocamento pelas estradas e não precisa ficar trocando de hotel diariamente.
Os barcos são antigos, porém, se você pensar no cruzeiro como um meio de transporte, não ficará frustrado.
Todos os barcos oferecem entretenimento, refeições, deck e piscina. Outro diferencial é que todas as cabines tem vista para o Rio Nilo.
É bem confortável e prático. Afinal, você pode descansar na sua cabine ou curtir uma piscina enquanto se desloca. E preciso dizer: as atrações que estão neste trajeto de Luxor até Assuã são as mais lindas que vimos durante nossa passagem pelo Egito.
Um ponto negativo são os horários dos passeios, que acompanham a navegação. Em alguns dias, acordamos de madrugada para pegar o transporte que nos levaria até os templos e outras atrações. Como era antes do horário do café da manhã, a equipe do cruzeiro preparou um lanche reforçado para cada passageiro levar.
O horário das refeições (almoço, chá da tarde e jantar) também variam, de acordo com os passeios. São informados diariamente em um quadro que fica no hall central do barco.
Leve em consideração esta questão dos horários (são os mesmos em todos os barcos) caso esteja viajando com crianças ou adultos com restrições.
Nosso roteiro no cruzeiro pelo Nilo
Dia 1: chegada no cruzeiro
Voamos do Cairo para Luxor (o trecho aéreo também faz parte do nosso pacote) e nos instalamos no cruzeiro. Logo na chegada, fomos recebidos pelo nosso guia, que ficou hospedado no mesmo barco e nos acompanhou em todos os passeios. Assim como em outros cruzeiros, no momento do checkin, entregamos nossos passaportes. Eles só são serão devolvidos no último dia do cruzeiro.
Dia 2: Templos em Luxor
Depois do café, fomos desbravar Luxor, conhecida como o maior museu a céu aberto do mundo. Que dia incrível! Visitamos o Templo de Karnak, o Templo de Luxor, os Colossos de Mêmnon, o Templo funerário da rainha Hatshepsut e o Vale dos Reis, onde ficam as tumbas da maioria dos faraós do novo império.
Voltamos para o cruzeiro, onde almoçamos e descansamos o restante do dia.
Dia 3: Edfu e Komb Ombo
A melhor parte de estar em um cruzeiro no Nilo é já acordar em um novo destino fabuloso: Edfu. Desembarcamos e visitamos o templo de Edfu logo após o café da manhã. É o segundo maior do Egito e o mais bem conservado. O Templo de Edfu é dedicado ao deus Horus e é muito impressionante!
Voltamos pra curtir um descanso no navio. No final da tarde, aportamos em Komb Ombo, onde fomos presenteados com uma linda lua no templo.
Antes de retornar ao cruzeiro, ainda visitamos um museu dedicado aos crocodilos. Nesta noite, teve jantar especial com comida egípcia e depois uma festa no cruzeiro.
Dia 4: Abu Simbel
O dia começou muito cedo em Assuã. Saímos do barco 2h30 e rodamos cerca de 280km até Abu Simbel, quase na fronteira com o Sudão.
Lá, ficam dois enormes templos construídos através de escavações na rocha. As obras são de Ramsés II, o faraó mais famoso do Egito.
Este passeio também fazia parte do pacote que compramos. Mas, se você preferir comprar o transfer e a visita aos templos de Abu Simbel separadamente, é possível contratar pela Get Your Guide.
Na volta de Abu Simbel, visitamos o Templo de Philae (templo de Isis), que fica em uma ilha e é conhecido como a Joia do Nilo.
Retornamos ao cruzeiro para almoçar e à tarde partimos para um delicioso passeio de felucca pelo Nilo. Felucca é um tipo de barco à vela de madeira comum nesta região.
Ainda fomos dar uma espiada em como era o supermercado de Assuã e a Alice brincou no parquinho público com crianças egípcias. Voltamos para o cruzeiro, onde jantamos e fomos descansar.
Dia 5: Rumo ao Mar Vermelho
Deixamos nosso cruzeiro em Assuã e seguimos pela estrada até Hurghada porque nossa última parada será o Mar Vermelho. Se você quiser, aqui tem nosso roteiro de 12 dias pelo Egito.

Está planejando uma viagem para o Egito? Então, aproveita e veja também quanto custou a nossa viagem para o Egito.
Você pode também gostar de ler outros artigos:
O que fazer em Madrid
O que fazer em Barcelona
Como planejar uma viagem internacional
Sempre que você reserva seu hotel, compra um chip de celular ou garante os tickets para passeios pelos links aqui do blog, você ajuda que todo conteúdo continue sendo gratuito porque nós recebemos uma pequena comissão. Aliás, você não paga nenhum centavo a mais por isto! Assim, posso continuar com este projeto e ajudar mais famílias que querem viajar! Aproveite e siga a gente no Instagram para não perder nenhuma de nossas aventuras!
Comments (2)