Exposição Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro celebra negritudes e suas potências.
A mostra surgiu de um trabalho desenvolvido pelo Sesc em todo o Brasil e conta com sete núcleos temáticos. Há diversas linguagens artísticas como pintura,fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.
São obras de 240 artistas e coletivos negros, com curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos. A ideia era romper com divisões como cronologia, estilo ou linguagem. Então, os espaços expositivos foram divididos nos núcleos Romper, Branco Tema, Negro Vida, Amefricanas, Organização Já, Legitima Defesa e Baobá.
Baobá é o único núcleo que parte do título de uma obra de arte: uma escultura de Emanoel Araújo, um dos mais importantes artistas da história do Brasil. Emanoel Araújo foi o fundador do Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera.
A exposição Dos Brasis ocupa diversos espaços do Sesc Belenzinho e fica em cartaz até 28 de janeiro de 2024. Na sequência, uma parte da mostra irá circular por outras unidades do Sesc por todo o Brasil nos próximos 10 anos.
O Sesc Belenzinho fica Rua Padre Adelino, 1.000, no Belenzinho, na Zona Leste de São Paulo. A exposição é gratuita e funciona de terça a sábado, das 10h às 21h. Aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
A unidade conta com acessibilidade e tem rampas, elevadores, piso tátil e banheiros adaptados.
Comment