A Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo está em sua 43ª edição. Serão dois finais de semana para celebrar a linda florada das sakuras, a árvore símbolo do Japão.
Fomos conferir e está um espetáculo. Aliás, você sabia que chama “hanami” a arte de contemplar as cerejeiras? Então, aproveite. Leve uma toalha ou uma canga e sente por ali para observar de pertinho as delicadas flores, que duram pouquíssimos dias. Só não pode encostar nos galhos e nas flores para não estragar, combinado?
Além das flores, o evento conta com apresentações de dança, artes marciais e grupos de Taiko (os tambores japoneses).
Também não falta opções para quem estiver com fome: há muitas barraquinhas com pratos típicos japoneses como udon, yakisoba e sushi. Tinha até o okonomiaki, o prato que a gente experimentou no Japão e amou!
Milhares de cerejeiras
A cerejeira é o, símbolo do Japão e virou a marca cultural dos descendentes da comunidade nipônica residente na região de Itaquera. O espetáculo natural é acentuado pelo vento, que espalha as delicadas pétalas das flores, proporcionando uma cena deslumbrante, similar ao cenário japonês.
O cultivo de cerejeiras em São Paulo teve início na década de 1970, no Parque do Carmo, por influência dos imigrantes e descendentes japoneses estabelecidos na região. Em 1978, em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil, ocorreu o primeiro plantio oficial das cerejeiras. Atualmente, o Parque do Carmo exibe aproximadamente 4.000 pés de cerejeira ornamental dos tipos Himalaia, Yukiwari e Okinawa.
Organização do evento
A Festa das Cerejeiras é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil e tem apoio da da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.
O público poderá inclusive se vacinar contra influenza, o vírus causador da gripe, e contra a Covid-19. A tenda da Secretaria Municipal da Saúde está instalada próxima ao Bosque das Cerejeiras.
A entrada é gratuita. A festa acontece nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de agosto de 2023. Às sextas, das 12h às 17h. Aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
O Parque do Carmo fica na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951, na Zona Leste de São Paulo. No local, há estacionamento gratuito, mas costuma lotar. Se preferir ir de transporte público, a SPTrans disponibilizou uma linha exclusiva (4050-10) para o evento com saída do Metrô Itaquera.