Antes de uma viagem internacional, é importante saber quais são os artigos proibidos e o que não pode levar na mala de mão. Confira as regras da bagagem de mão.
Vou pular a parte dos itens óbvios (armas e inflamáveis) e falar das coisas práticas.
Líquidos: não pode levar nenhuma embalagem com mais de 100ml e o limite máximo de líquidos a ser transportado por passageiro deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro com fechamento hermético (aquele ziplock, sabe?). Tudo o que você tiver na mala de líquido e gel deve estar dentro deste único saquinho (não pode ficar apertado).
Eu uso estes kits de frascos que já são próprios para viagens. O mais legal é que o kit acompanha etiquetas que ajudam bastante.
Quando você passa por uma revista de raio-x, mesmo em uma conexão, precisa abrir a mala, tirar este seu kit e passar naquela bandeja plástica para inspeção.
Em alguns aeroportos internacionais, eu já vi até os saquinhos disponíveis para os passageiros antes da inspeção. Mas você já vai sair preparado de casa, né?
Como você vai ter que abrir a mala no aeroporto, cuidado com a arrumação. Logo, se poupe daquela cena das meias sujas caindo da mala para todo lado. A dica é arrumar a mala com aqueles kits organizadores que os itens ficam todo agrupados.
Você pode levar medicamento com prescrição médica, alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais na quantidade necessária à utilização no período do voo (considerando a escala). Apesar disso, você também precisa apresentá-los na inspeção. Pesquise sempre se o país de destino permite aquele tipo de medicamento. Dipirona, por exemplo, é proibida em alguns locais.
Mas por que viajar apenas com bagagem de mão? Confira aqui quais são as vantagens de viajar com bagagem de mão.
Dica de economia
A maioria dos aeroportos internacionais tem bebedouros. Esvazie sua garrafinha antes da inspeção, passe com ela vazia e, em seguida, reabasteça depois da inspeção. Assim você se poupa de alguns dinheiros desperdiçados!
Outros itens que causam dúvida, mas estão liberados: saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm, isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas e guarda-chuvas (aliás, sempre levamos um na mala), aparelho de barbear em cartucho, bem como objetos com lâminas inferiores a 6 cm (cortadores de unhas, tesourinhas sem ponta e pinças).
Que tal envolver as crianças no planejamento das viagens com livros sobre os destinos? Aqui tem uma lista de livros para crianças viajantes!
Curtiu? Então, você também vai gostar:
Conheça as 25 cidades mais bonitas do mundo
O que fazer na Polônia: Cracóvia e Varsóvia
O que não fazer na imigração
Voo atrasado: quais são os seus direitos
Dúvidas…
Posso levar massa de tapioca na mala pata a Holanda?
Recife/ Entrada Lisboa/ Ams.
Teoricamente você poderia levar na mala despachada, desde que fosse industrializada e você declarasse. Mas a chance de ter uma dor de cabeça é grande…