O Museu Catavento reúne experiências e atividades muito divertidas e é uma ótima opção de passeio para fazer com crianças e adolescentes.
A missão do Catavento é tornar a ciência e a tecnologia acessíveis a todos, estimulando o aprendizado de forma interativa e lúdica. Ou seja, é um museu de ciências para aprender enquanto se diverte.
A Alice já foi várias vezes lá e eu acho fantástico ver como a experiência da visita vai sendo transformada, à medida que ela aprende novos conteúdos na escola.
É possível ver insetos, aprender sobre o universo, caminhar por uma gruta e até passar por dentro de um intestino gigante.
Universo, Vida, Engenho e Sociedade
Dividido nas seções Universo, Vida, Engenho e Sociedade, o Catavento reúne experiências e atividades muito divertidas.
A exposição Universo transporta os visitantes para o espaço sideral, permitindo que eles aprendam sobre as estrelas, planetas e galáxias.
Já em Vida, o visitante confere instalações sobre a origem comum da vida no Planeta Terra, sua evolução e diversidade.
A seção Engenho apresenta o que o homem descobriu em Física e Química e, ao mesmo tempo, o que desenvolveu com engenhosidade. Inclui luz e óptica, mecânica, eletromagnetismo, som, calor e motores.
Os temas de inter-relacionamento entre os humanos estão em Sociedade. Neste setor, os visitantes são convidados a refletir sobre igualdade racial, preservação do meio ambiente e até combate às drogas.
Palácio das Indústrias
O Museu Catavento, inaugurado em 2009, está localizado no histórico Palácio das Indústrias.
Construído entre 1911 e 1924, quando São Paulo tinha apenas cerca de 100 mil habitantes, o Palácio das Indústrias é resultado de projeto do arquiteto Domeziano Rossi (1865-1920), sócio do escritório técnico de Ramos de Azevedo. A ideia era criar um palácio que abrigasse exposições agroindustriais e representasse a força econômica de São Paulo, no início do século 20. As exposições foram realizadas entre 1917 e a década de 1930.
Detalhes da fachada revelam elementos que representam a arquitetura eclética adotada. Há construções acasteladas que eram símbolos de fortalezas medievais da Toscana e até um carro de boi no topo do prédio, o qual simboliza o transporte de produtos agrícolas. Afinal, a região do Palácio era o local de chegada e saída de pessoas e mercadorias, tanto para o litoral quanto para o interior.
Mas o maior símbolo do ecletismo é uma quimera instalada na torre principal. Pela mitologia grega, é uma espécie de dragão com cabeça de leão, corpo de lagarto e cauda de serpente.
As mudanças políticas e econômicas geradas pela crise de 1929, da Revolução de 1932 e de novos planos urbanos para a área resultaram em mudanças na utilização do Palácio. O prédio chegou a ser sede da Assembleia Legislativa, da Polícia Civil e da Prefeitura.
Onde fica o Museu Catavento
O Museu Catavento fica na Avenida Mercúrio, s/n, bem pertinho do Mercado Público Municipal, no Centro de São Paulo.
Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, mas a bilheteria fecha às 16h.
Os ingressos do Museu Catavento custam R$ 15. Aposentados, pessoas com idade a partir de 60 anos, estudantes em visitas autônomas, pessoas com deficiência (meia entrada estendida a um acompanhante) e Portadores de ID Jovem pagam meia entrada. Crianças até 7 anos não pagam.
Tem estacionamento no local. Custa R$ 20 o período de 4 horas.
Comments (3)