Se você procura imersão na cultura japonesa, então Kyoto não pode ficar de fora do seu roteiro. Confira aqui dicas sobre o que fazer em Kyoto, onde ir e onde ficar.
Kyoto, a antiga capital do Japão, é uma cidade que encanta os visitantes com sua rica herança cultural e templos majestosos.
Como chegar em Kyoto
Saímos cedo de Tóquio e fomos para Kyoto de shinkansen, o trem-bala. O trajeto leva menos de 3 horas. A passagem estava incluída no nosso JR Pass. Mas atenção que o passe precisa ser comprado no Brasil antes de viajar para o Japão.
Experiências tradicionais
Chegamos em Kyoto, deixamos as malas no hotel e fomos diretamente participar da Cerimônia do Chá Ju-An no Templo Jotokuji.
Experimentamos o matcha e ainda aprendemos sobre este ritual e o seu significado na cultural japonesa. Sem contar que o cenário desta aula não poderia ser mais adequado! Foi incrível porque pudemos escolher uma experiência legitimamente japonesa dentro de um templo cheio de história.
A Alice amou saber mais sobre a história e o preparo do matcha. Afinal, quem conhece a Alice sabe que ela é a verdadeira doida do chá verde…
Participar da cerimônia definitivamente valeu muito a pena porque são estas experiências que tornam nossas viagens tão enriquecedoras. Mas montar um roteiro assim exige planejamento porque para participar de uma cerimônia assim você não consegue simplesmente comprar os ingressos na hora.
Nós garantimos nossos ingressos ainda no Brasil pelo GetYourGuide, que oferece passeios e experiências no mundo todo. Você pode inclusive fazer a reserva em português.
Assim, quando chegamos em Kyoto, nosso horário estava reservado e os ingressos online disponíveis no aplicativo.
Depois da cerimônia, voltamos pro hotel, onde tem um spa. Aqui no Japão, os onsens são muito populares. São banhos termais e a grande diferença cultural é que não se usa roupa de banho. Sim, a gente entra na piscina do jeitinho que veio ao mundo!
Nós gostamos bastante porque não tem nada melhor que poder proporcionar estas experiências para Alice. Tenho certeza absoluta que esta riqueza ninguém tira dela!
Veja aqui como funciona um onsen no Japão.
Castelo de Nijo e Templo Kiumizudera
Começamos o nosso segundo dia em Kyoto visitando o Castelo de Nijo, que ficava bem próximo ao nosso hotel.
Construído em 1603, o local guarda a história de Kyoto e é patrimônio mundial da Unesco.
Reserve algumas horas para visitar para apreciar os jardins e observar a área interna, rica em detalhes.
Do castelo, seguimos para o Templo Kiumizudera, que fica bem no alto da cordilheira Higashiyama.
A subida é feita por uma rua cheia de lojas com docinhos tradicionais e lembrancinhas.
Kiumizudera significa o templo da água pura. O nome é uma homenagem a uma cachoeira que corria no local. Você pode beber um golinho da fonte de água do templo na parte de baixo. A pequena cachoeira Otowa tem três tipos de água e cada uma te dá um benefício diferente: vida longa, sucesso na escola/trabalho e uma vida amorosa de sucesso. Atenção, só não vale beber das três águas porque o efeito pode ser revesso. Os japoneses bebem uma ou no máximo duas águas diferentes.
A área do templo é enorme. Esteja preparado para caminhar bastante, ao lado de muita gente que aluga quimonos pra esta visita…
Na saída do templo, tem a Donguri Kyowakoku (a loja Ghibli Store, com um Totoro grande para tirar foto) e a Starbucks Kyoto Ninenzaka Yasaka Chaya, que tem arquitetura antiga estilo casa de chá com tatame.
Ainda encontramos um restaurante tradicional que faz Okonomiyaki, um dos pratos mais famosos da região. É uma fritada na chapa cheia de legumes. Achamos uma delícia!
Reencontros e Fushimi Inari
Nosso terceiro e último dia em Kyoto foi muito especial porque reencontramos amigos de infância do Rodrigo que vivem no Japão há mais de 20 anos. Teve muita risada, conversas e passeio, claro.
Começamos no Fushimi Inari, um conjunto de mais de 2000 Toris vermelhos que sobe as montanhas de Fushimi.
A volta completa ao templo leva cerca de 2 horas, mas com uns 30 minutos de caminhada já dá para ter uma visão bem interessante.
O Fushimi Inari é um templo dedicado ao Deus Inari, o Deus Shintoista do arroz, e as raposas que você verá no passeio são as mensageiras desse Deus.
Seguimos para um dos templos mais bonitos do Japão: Kinkaku-ji, o templo de ouro.
O pavilhão de 3 andares é coberto de folhas de ouro e é patrimônio mundial da Unesco.
No almoço, nossos amigos nos levaram pra comer Udon acompanhado de tempurá. Já no jantar em uma rede famosa daqui que serve curry. Nada como estar com quem entende japonês pra pedir tudo certinho pra gente.
Mais atrações em Kyoto
Se você busca uma experiência bem tradicional, pode contratar um passeio noturno com jantar no distrito de Gion, a famosa área conhecida como o centro da cultura geisha do Japão. Nessa região, é possível encontrar muitas casas de chá e restaurantes tradicionais.
Outra opção legal é fazer o passeio com o Ônibus Turístico Circuito Hop-On Hop-Off. Com o bilhete de 1 ou 2 dias, você pode subir e descer quantas vezes quiser do ônibus, que passa pelos principais pontos turísticos de Kyoto.
Onde ficar em Kyoto
Quioto é uma cidade incrível, repleta de cultura, história e beleza natural. Há opções de hospedagem para todos os orçamentos e interesses.
Nós escolhemos ficar no Urban Hotel Kyoto Nijo Premium. A localização era excelente, bem próximo ao Castelo de Nijo e de um grande supermercado. Além disso, o hotel estava perto de lojas de conveniência 24 horas e da estação de trem. Adoramos a experiência porque o quarto era bem confortável e o hotel ainda contava com um onsen para os hóspedes.
Fiquei com bastante vontade de conhecer também o Hotel Tavinos Kyoto, que é surpreendentemente decorado com desenhos. Mas, assim como em outros hotéis no Japão, não encontramos quarto triplo disponível. Confira aqui os valores e a disponibilidade do Hotel Tavinos Kyoto para o período que você vai viajar para Kyoto.
Se você tem vontade de viajar para o Japão e não sabe nem por onde começar, confira aqui outros posts do blog:
Como planejar uma viagem para o Japão
Quanto custa uma viagem para o Japão?
Nosso roteiro de viagem no Japão: atrações e cidades
O que fazer em Tóquio: onde ir e onde ficar
O que fazer em Osaka: onde ir e onde ficar
Curtiu? Então você também vai gostar de ler:
Conexão no aeroporto: qual é o tempo mínimo entre voos
O Hotel Urbano (HURB) é confiável?
O que não fazer na imigração
Comments (2)