Se você procura o que fazer em Lima, aqui tem dicas de atrações, de onde ficar e onde comer na capital do Peru. Prepare-se porque não falta opção!
Não importa se você está apenas de passagem em uma conexão por Lima ou se planeja ficar alguns dias: tem diversão garantida. Nós fizemos um roteiro de 12 dias pelo Peru e adoramos reservar uns dias para explorar Lima.
Lima foi fundada em 1535 por Francisco Pizarro e exibe um conjunto arquitetônico que carrega a história do País. Ao mesmo tempo, tem uma farta culinária que você precisa explorar.
Atrações e passeios imperdíveis
Free tour pelo Centro Histórico de Lima
O centro histórico de Lima vai fazer você se sentir na Espanha. Ao mesmo tempo, você pode ficar tranquilo porque é muito policiado e bem seguro.
Visitamos a Plaza San Martín. Depois, caminhamos pela rua mais famosa do centro histórico, a Jirón de la Unión. Passamos pela Plaza de Armas, onde ficam os edifícios mais representativos de Lima, como o Palácio do Governo e a Catedral de Lima.
O melhor do free tour é que a gente aprende história, curiosidades e atualidades da cidade. Uma das partes que mais gosto são as recomendações de onde comer porque os guias são locais.
Reserve aqui um free tour pelo Centro Histórico de Lima para aprender mais sobre a história do Peru.
Catacumbas do Convento de São Francisco
A Basílica e Convento de São Francisco de Lima é uma das mais notáveis construções históricas e religiosas da capital peruana. Conhecida por sua arquitetura colonial e rica história, a basílica é uma atração imperdível para turistas e estudiosos da arte e da história.
A Basílica de São Francisco foi construída no estilo barroco espanhol, característico do período colonial. A fachada é imponente, com duas torres altas e ornamentadas. O interior da basílica é igualmente impressionante.
O ponto alto (e sombrio) do passeio está na parte subterrânea do complexo, onde estão os claustros subterrâneos. É lá que ficam as catacumbas usadas como cemitério nos tempos coloniais. Atualmente, é possível ver ossos em diferentes salas, organizados de forma artística.
O passeio é bem mórbido mas interessante! Alguns corredores são mais estreitos e pode não ser recomendado para pessoas que tem problemas em ambientes fechados.
A visita é guiada e dura aproximadamente 45 minutos. Funciona de segunda a domingo, das 9h às 18h. Nos feriados, das 9h às 18h30.
O complexo do convento e das catacumbas fica no Centro Histórico de Lima, próxima a muitos outros pontos turísticos, como, por exemplo, o Palácio do Governo.
A entrada custa 20 soles por pessoa e só aceita pagamento em dinheiro.
Tour gastronômico de comida de rua e Chinatown
Um dos passeios que mais gostamos de fazer em Lima foi o tour gastronômico de comida de rua. Nosso guia levou a gente para experimentar várias comidas e petiscos. Aprendemos assim mais da culinária peruana, que já foi reconhecida mais de uma vez como a melhor do mundo.
Teve degustação de frutas, ceviche, seco de cabrito, petiscos chineses, churros crocantes, azeitonas recheadas, queijo, fava e milho peruanos com diferentes temperos, pisco e chicha morada. E o melhor: está tudo incluso no tour.
Caminhamos pelo centro histórico, pelo Mercado Público e pela Chinatown de Lima. Aliás, vocês sabem que há forte influência chinesa no Peru? Eles chamam de gastronomia chifa todos os pratos que são resultado da fusão China-Peru.
Para aprender mais sobre a região, você pode reservar também um free tour pelo bairro chinês e cemitério Presbítero Maestro.
Museu Larco
O Museu Larco é um dos museus mais importantes das Américas, conhecido por sua impressionante coleção de artefatos pré-colombianos. Fundado em 1926 pelo arqueólogo Rafael Larco Hoyle, o museu está situado em uma mansão colonial do século XVIII, cercada por belos jardins. O acervo do Museu Larco inclui mais de 45.000 peças, abrangendo cerâmicas, têxteis, joias e objetos de ouro e prata que retratam a rica história das culturas pré-hispânicas do Peru. Um dos destaques do museu é sua coleção de cerâmicas eróticas, que oferece uma visão única das práticas culturais e religiosas das civilizações antigas.
Além de suas exposições permanentes, o Museu Larco é conhecido por sua organização e curadoria de alto nível, que permite aos visitantes explorar de forma cronológica o desenvolvimento das diferentes culturas andinas. É uma verdadeira aula da história da humanidade.
Se você é um apaixonado por história, vale a pena contratar um tour guiado pelo Museu Larco.
Huacas: pirâmides de Lima
As pirâmides de Lima, conhecidas como huacas, são testemunhos impressionantes das antigas civilizações que habitaram a região muito antes da chegada dos espanhóis. Essas estruturas, que datam de períodos pré-incas, são feitas de adobe e eram usadas para fins cerimoniais e administrativos. Surpreendentemente, as huacas ficam no meio da cidade!
A Huaca Pucllana, em Miraflores, foi construída pela cultura Lima entre 200 e 700 d.C. e servia como centro cerimonial e administrativo. Composta por uma série de plataformas escalonadas, a Huaca Pucllana foi construída usando a técnica do “livro aberto”, em que os tijolos de adobe são dispostos verticalmente para aumentar a resistência sísmica. Hoje, o sítio arqueológico inclui um museu que exibe artefatos descobertos durante as escavações e oferece visitas guiadas que permitem aos visitantes explorar a história e o significado cultural do local.
Por outro lado, a Huaca Huallamarca, localizada em San Isidro, tem uma história que remonta a cerca de 200 a 500 d.C., durante a época da cultura Lima. Diferente da Huaca Pucllana, Huallamarca tem uma forma piramidal mais simples e é conhecida por sua utilização como cemitério durante o período Inca.
É possível reservar um free tour e aprender mais sobre as pirâmides de Lima.
Barranco
Barranco é o bairro boêmio de Lima. A melhor forma de conhecer é a região é em um free tour por Barranco que passa por ateliês, pela Ponte dos Suspiros e pela rua de pedestres conhecida como Bajada de Baños, que leva ao mar.
Você aprenderá mais sobre os artistas que revitalizaram o bairro e se encantar com os grandes murais de street art.
Parque do Amor
Vá conhecer a escultura “El Beso”, no Parque do Amor, à beira do Oceano Pacífico. Criada pelo renomado artista peruano Victor Delfín, a escultura retrata um casal em um beijo apaixonado e é cercada por um mural de mosaicos coloridos com frases românticas. Se você já visitou Barcelona, certamente notará a semelhança com o Parque Güell.
Parque El Olivar
O Parque El Olivar, em San Isidro, tem uma história que remonta ao século XVII, quando foi plantado pelos espanhóis durante a época colonial, tornando-se um dos poucos olivais que sobrevivem na capital peruana. O parque abriga mais de 1.500 oliveiras, algumas das quais têm centenas de anos.
Circuito Mágico de Águas
Você sabia que o maior complexo de fontes públicas do mundo fica aqui em Lima, no Peru?
O parque é um recorde do Guinness e tem a impressionante Fonte da Fantasia, com 120 metros de comprimento e mais de 20 metros de largura.
O ponto alto da noite é o show na Fonte da Fantasia. A água vira uma grande tela onde são projetadas paisagens do Peru acompanhadas de música típica.
O parque já é um dos pontos turísticos mais visitados de Lima e é fácil entender a razão, não é mesmo?
A entrada custa 5 soles por pessoa. Você pode também visitar o show com um guia turístico para conhecer melhor. Tem opção de free tour + circuito das águas e também de contratar o passeio com transfer ida e volta para o seu hotel, além do guia.
Onde ficar em Lima
Lima oferece uma variedade de bairros e hotéis que atendem a todos os gostos e orçamentos. Quer você esteja em busca de luxo em Miraflores, charme artístico em Barranco, sofisticação em San Isidro ou uma experiência histórica no centro, a capital peruana certamente terá a opção ideal para você.
Nossas escolhas foram o Radisson Red em Miraflores e o Novotel Lima em San Isidro.
O Radisson Red Miraflores é uma das opções de hospedagem mais modernas e vibrantes em Lima, localizada no coração de Miraflores, um dos bairros mais populares entre turistas. O hotel mistura arte, design contemporâneo e uma abordagem descontraída ao serviço de hospitalidade.
Ainda em Miraflores, há opções como o JW Marriot Hotel Lima, Ibis Larco Miraflores e o Selina Miraflores Lima.
Em San Isidro, o Novotel Lima oferece fácil acesso às principais áreas empresariais da cidade, tornando-se uma escolha popular entre profissionais em viagem de negócios. Além disso, o bairro tem ruas arborizadas, parques bem cuidados, como o famoso Bosque El Olivar, e uma ampla gama de restaurantes gourmet e cafés elegantes. O Novotel Lima San Isidro combina localização estratégica com conforto.
Na mesma região, você tem alternativas como Country Club Lima Hotel, The Westin Lima Hotel & Convention Center e o Aku Hotels.
Mas, se sua escolha é o bairro boêmio de Barranco, há hotéis bem avaliados por lá, como por exemplo, o Hotel B, a Casa Republica Barranco e o Second Home Peru.
Caso queira ficar no centro histórico, vale a pena dar uma olhada no tradicional Gran Hotel Bolívar, que já hospedou grandes personalidades.
Onde comer em Lima
Se você gosta de provar novos sabores, Lima é um destino que vai te encantar. Na capital do Peru, você encontrará restaurantes de todos os preços. Aliás, é em Lima que fica o Central, restaurante que ganhou como o melhor do mundo.
O preço do Central é bem salgado, mas a boa notícia é que tem opções excelentes bem mais econômicas. Aqui vão algumas sugestões de restaurantes que conhecemos e adoramos: El Pacifico, Tanta, Isolina, Chifa Chung Yion e Bar Cordano.
Como se locomover em Lima
O transporte público em Lima não é dos mais amigáveis. Um dos meios mais utilizados é o Metropolitano, um sistema de ônibus rápido (BRT) que conecta as principais áreas da cidade por meio de faixas exclusivas, oferecendo uma alternativa eficiente e econômica para se deslocar pelos principais pontos de Lima, como Miraflores, Barranco e o Centro Histórico. Mas não é muito simples comprar um bilhete. Os turistas costumam pedir para que os moradores passem o cartão deles na catraca e entregam o valor da passagem em dinheiro.
Nós utilizamos o Metropolitano com um dos guias e realmente é bem funcional porque circula em uma linha exclusiva e consegue driblar um pouco dos grandes congestionamentos da cidade.
Por outro lado, há grande oferta de táxis e aplicativos de transporte em Lima. Os preços são bem atrativos também. Porém, vale o registro que os táxis circulam sem taxímetro e, dessa forma, você precisa negociar o preço antes da corrida.
Durante nossa estadia, nós usamos muito Uber e o serviço foi excelente. Quando estamos em um país diferente, acho bem mais vantajoso ter a segurança de já ter o preço do deslocamento garantido pelo app. Cadastramos no Uber nosso cartão de débito internacional e foi ótimo.
Checklist da viagem internacional | ||
---|---|---|
Seguro Viagem | Use um comparador de preços e garanta o melhor valor para a cobertura que deseja contratar. Com o cupom ALICEPELOMUNDO tem 4% de desconto no cartão e 9% no Pix | Seguro viagem |
Chip internacional | Viaje e chegue conectado ao seu destino | Chip com desconto |
Hospedagem | Reserve com antecedência o hotel. Considere sempre a localização | Reserve seu hotel |
Conta internacional Nomad | Use o cupom ALICEPELOMUNDO20 | Abra sua conta e ganhe até US$ 20 de cashback |
Aluguel de carro | Reserve com antecedência o veículo que irá usar | Alugue um carro |
Passeios | Alguns passeios esgotam meses antes. Não dê bobeira e reserve antes | Reserve seus passeios |
Acessórios de viagens | Confira itens que vão tornar sua viagem mais fácil | Acessórios de viagem |
Conta Wise | Peça o cartão da Wise e economize com 1,1% de IOF na conversão | Abra sua conta internacional na Wise |
Passagens de trem, ônibus e ferry-boat | Receba 10 euros de desconto na primeira reserva | Reserve aqui |
Como economizar no Peru
Durante nossa viagem pelo Peru, utilizamos nosso cartão de débito internacional, a melhor forma de economizar em viagens internacionais. Você carrega em dólares e passa como débito. Automaticamente, converte o saldo para a moeda local que, no caso, é o sol peruano.
A principal vantagem desta conta é que você economiza muito em relação aos cartões de crédito tradicionais. A cotação utilizada é a do dólar comercial, que é mais barato até que casa de câmbio. Sem contar o IOF. No cartão de crédito, é 4,38% e nas contas internacionais, 1,1%.
Eu recomendo que você tenha mais de um cartão de débito internacional. Os que mais uso são os da Wise e o da Nomad.
O cartão de débito da Wise é aceito em 160 países e funciona em 40 moedas. A conversão utiliza o câmbio comercial e 1,1% de IOF. Sua cotação costuma ser boa e é muito fácil de fazer aportes e recargas no seu cartão. Clique aqui e abra sua conta digital da Wise. É rápido, gratuito e fácil.
A Nomad também é uma conta global que não tem taxa de abertura nem taxa mensal de manutenção. O cartão Nomad é aceito em mais de 180 países, além de ser compatível com as principais carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay). Então, aproveita e abra a sua conta Nomad e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira operação de câmbio. Basta usar o cupom ALICEPELOMUNDO20 e garantir 2% de cashback após a primeira remessa feita em até 15 dias da abertura da conta.
Ambas as contas permitem que você faça saques em caixa eletrônico. Ou seja, você deposita em dólares e retira diretamente na moeda local. Nós sacamos em soles peruanos para comprar ingressos e pagar atrações que só aceitavam pagamento em efetivo.
Curtiu? Então, veja outros artigos aqui no blog que você pode se interessar:
Itens que não podem faltar na mochila em um passeio
Roteiro de 14 dias na Califórnia e Las Vegas
Free tour: o que é e como reservar
Comments (2)