Conheça o melhor de Roma: roteiro de 4 dias pela cidade!
Hospedagem – Mais uma vez ficamos hospedados na região do Termini. Eu acho extremamente prático porque você tem fácil acesso a tudo! Desta vez nossa escolha foi o Flowerome.
Chegada – No aeroporto Fiumicino, você pode pegar o trem Leonardo Express. São 32 minutos direto até o centro, sem paradas até a estação Termini. É a melhor opção, pois o trânsito de Roma não é amigável. Custa 14 euros. Desta vez, optamos por um transfer que contratamos diretamente com o hotel.
Primeiro dia: chegada e arredores
Nosso voo chegou em Roma por volta das 13h. Reservei a tarde para descanso (voo longo e fuso quebram todo mundo). Primeiramente, guardamos as malas no hotel e fomos direto almoçar. Na Estação Termini há uma grande praça de alimentação (Mercato Centrale Roma) com diversos restaurantes de massas, pizzas e lanches.
No final da tarde, saímos para andar um pouco e visitamos a Basílica de Santa Maria Maggiore. Jantamos em um dos incontáveis restaurantes que tem no bairro.
Segundo dia: Vaticano
Pegamos um ônibus e fomos direto para o Vaticano. Visitamos os Museus do Vaticano e a surpreendentemente incrível Capela Sistina. Fique atento que não pode entrar com roupas sem mangas e/ou decotadas, shorts acima do joelho, minissaias e chapéus.
DICA: antes de tudo, compre antecipadamente seus ingressos pela internet. Isto vai te poupar pelo menos duas horas de fila. Tem audioguia infantil, com mapa especial para crianças.
Almoçamos no EGG, uma portinha que serve massas extremamente bem avaliado. Uma delícia mesmo! Neste roteiro, eu já tinha mapeado boas opções de lanches e refeições perto de cada atração para facilitar.
Depois, fomos para a Basílica de São Pedro. A região do Vaticano é sempre lotada. Reserve um dia para estas atrações para fazer tudo com calma.
Você pode ainda agendar um free tour, uma caminhada gratuita com guia pela região do Vaticano. No final do free tour, você dá uma gorjeta para o guia se gostar do passeio.
Então, voltamos para o hotel e jantamos ali perto.
Terceiro e quarto dias: o melhor de Roma
No nosso terceiro dia em Roma, compramos os tickets de 48 horas do ônibus hop-on hop-off. Se você não conhece, é um ônibus (de dois andares) turístico que você pode subir e descer quantas vezes quiser. Ele passa pelas principais atrações turísticas. Tem áudio disponível em vários idiomas (observe se a empresa que você escolheu tem em português) e você pode conhecer a cidade sem se cansar. É perfeito para quem viaja com crianças e idosos porque é possível descansar vendo pontos de interesse.
Nossa primeira parada foi o impressionante Coliseu. Aqui tem outra dica que vai te salvar horas. O ingresso do Coliseu dá direito à entrada do Foro Romano e Palatino (ficam um ao lado do outro). As bilheterias vendem o mesmo ingresso, mas todo mundo começa pelo Coliseu. A fila para comprar as entradas lá pode levar horas. Comece pelo Fórum Romano. Entramos direto sem fila no Coliseu depois!
O ônibus foi nosso único meio de transporte no terceiro e quarto dias em Roma. Jogamos nossa moeda na Fontana di Trevi. Reza a lenda que quem joga uma moeda na fonte tem seu retorno garantido a Roma.
Ainda aproveitamos para visitar a Piazza Venezia e a Piazza di Spagna. Passamos no teste da Boca da Verdade (Bocca della Verità), que dizem que morde a mão de quem mente.
Além das atrações principais, cada pedaço de Roma é carregado de história. Tem ruínas para todo lado. Caminhe com calma e aprecie! Aproveite para experimentar os gelatos italianos. Perdi as contas de quanto sorvete de pistache a Alice tomou!
Se não quiser se aventurar sozinho, aqui tem uma relação de passeios para você saber o que fazer em Roma!
O que levar
Em Roma, há várias fontes de água potável pela cidade. A água é bem fresquinha, perfeita para o calor. Leve uma garrafinha vazia e vá abastecendo.
Para as mulheres, leve sempre um casaquinho, bem como um lenço, caso precise cobrir alguma parte do corpo para entrar nas igrejas.
Costumo levar um chinelo e uma troca de roupa para a Alice na mochila. Ainda mais que é comum na Europa as crianças se molharem em fontes no verão.
Nossa viagem seguiu posteriormente para Veneza.
Então, confira como foi nosso roteiro completo na Itália.
Aproveite também para ler o artigo 5 incríveis capitais na Europa para visitar, do Blog Bate Papo. Roma é uma delas!
Sempre que você reserva seu hotel, compra um chip de celular ou garante os tickets para passeios pelos links aqui do blog, você ajuda que todo conteúdo continue sendo gratuito. Dessa forma, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nenhum centavo a mais por isto. Assim, posso continuar com este projeto e ajudar mais famílias que querem viajar! Então, aproveite e siga a gente no Instagram para não perder nenhuma de nossas aventuras!
Amei o roteiro, obrigada por compartilhar.
Amei o roteiro, obrigada por compartilhar.