Que tal um roteiro de quatro dias na Cidade Maravilhosa? Confira como foi nossa viagem de 4 dias e veja dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro.
Viajamos de carro para o Rio de Janeiro. Saímos cedo de SP e levamos aproximadamente 6 horas, com parada para café da manhã no Graal Alemão, quase na divisa do Estado.
Fomos direto para Niterói para visitar o Museu de Arte Contemporânea, já que a Alice estava doida pra atravessar a ponte Rio-Niteroi ou, como ela chamou, a “big ponte”.
O museu fica em um prédio incrível projetado pelo Oscar Niemeyer e, ao mesmo tempo, tem uma vista incrível do Pão de Açúcar.
Antes que a fome apertasse mais, fomos para o Mercado São Pedro, um mercado que tem várias lojas de peixes e frutos do mar no térreo e, no primeiro andar, bares. Você pode comprar os produtos e pagar para preparar lá em cima. Seja como for, vale a pena!
Partimos para Copacabana e fizemos nosso checkin no hotel Windsor California. Alice quis brincar um pouco na praia de Copacabana. A localização do Windsor é sensacional!
Então, caminhamos até o Copacabana Palace para experimentar a sorveteria que tem lá. A entrada é aberta ao público.
Como esta criança não cansa nunca, ainda teve piscina (a do hotel fica na cobertura e tem uma vista linda) e saímos pra jantar no Parada de Copa. A lanchonete empregou os funcionários do extinto Bar do Cervantes, famoso pelo lanche de pernil com abacaxi.
Segundo dia: o que fazer no Rio de Janeiro
O dia começou pelo Parque Lage. A dica é chegar lá logo que abre, mas mesmo assim todos os horários para visitação estavam cheios. Se você quiser fazer a foto famosa da piscina do parque, pode acessar o restaurante, contudo também estava com fila espera. Decidimos deixar para voltar lá depois. A entrada é gratuita.
De lá, fomos para o Jardim Botânico. O lugar é lindo e é bom você reservar algumas horas para conhecer. Não tem estacionamento próximo e o melhor é ir de táxi ou uber.
Depois de caminhar muito e tirar muitas fotos, seguimos para o Museu do Amanhã. O museu traz uma excelente reflexão sobre os impactos que deixamos no planeta.
Do lado do museu, no prédio em que estacionamos o carro, tem um Spoleto, que pode quebrar um galhão pra você almoçar rápido e seguir a programação.
Já no Forte de Copacabana, você pode curtir a vista da praia e uma exposição que mostra como era o funcionamento do Forte.
Para a alegria da Alice, encerramos o dia no Gato Café, em Botafogo. A nossa gateira gostou pouco de brincar com os gatineos que estavam para adoção 😂
Terceiro dia: roteiro no RJ
Logo cedo fomos ao Cristo Redentor. Optamos em fazer o passeio com as Vans do Corcovado e foi uma ótima escolha. Fomos logo na primeira van, que saiu daqui de Copacabana.
Depois, fomos no Bondinho. A vista é realmente impressionante.
Almoçamos no Terra Brasilis, na Praia Vermelha, com uma vista do Pão de Açúcar que pelamordedeus!
A tarde reservamos para passear um pouco pelas praias de Ipanema e Leblon.
Em Ipanema, fomos ver o bar de Garota de Ipanema e o prédio azul do DPA. Se você tem fãs do Detetive do Prédio Azul por aí, já pode imaginar a empolgação da Alice. Aliás, só faltou encontrar o Severino por lá.
Fechamos a noite no bar Manoel e Juaquim de Ipanema.
Quarto e último dia: o que fazer no Rio de Janeiro
No nosso último dia, conhecemos as atrações na região central. Fizemos o checkout cedo e já carregamos o carro.
A primeira parada foi no Mural das Etnias, pintado pelo Eduardo Kobra. Com 170 metros de largura, o painel ocupa a fachada de um antigo galpão, que hoje é um estacionamento. Inclusive foi lá que deixamos o carro para seguir nosso passeio.
O mural fica em frente ao terminal de passageiros dos cruzeiros. Tem um ponto de embarque do VLT bem ali. Seguimos de VLT para a Lapa, onde visitamos os Arcos da Lapa e a Escadaria Selaron.
Da mesma forma, é possível fazer um Free Tour pela região central e Lapa. No tour, você caminha por um guia pelos principais pontos e conhece a história de cada local. O passeio é gratuito.
Caminhamos até o Theatro Municipal e almoçamos ali na região, no Amarelinho da Cinelândia.
A Lulu, do Let´s Fly Away, tem várias dicas sobre o que fazer na Lapa, de dia e de noite!
Então, pegamos o metrô e fomos nos impressionar no Real Gabinete Português de Leitura. Que lugar é este, gente?
Por fim, depois de uns 400 metros caminhando pelas ruas de comércio popular do Rio, paramos na Confeitaria Colombo para um café da tarde com doces. Certamente não tinha melhor forma de encerrar nossa viagem pro Rio, né?
Como economizar no Rio de Janeiro
Economizar dinheiro enquanto desfruta das maravilhas do Rio de Janeiro é uma tarefa possível. Com algumas dicas inteligentes e planejamento cuidadoso, você pode aproveitar ao máximo a cidade sem estourar o orçamento. Então, aqui estão algumas dicas para economizar no Rio de Janeiro:
Planejamento antecipado – comece sua economia antes mesmo de chegar ao Rio. Reserve passagens aéreas e hospedagem com antecedência para aproveitar promoções e descontos.
Transporte Público – use o transporte público, como ônibus e metrô, para se locomover pela cidade. É mais econômico do que táxis ou aplicativos de transporte.
Praias – leve sua própria água e lanches para economizar nas barracas de praia.
Utilize Aplicativos de Desconto – você pode usar aplicativos de desconto como o Prime Gourmet no Rio de Janeiro. Dessa forma, você poderá economizar 50% em restaurantes e passeios. Use o cupom ALICEPELOMUNDO e garanta R$ 10 de desconto ao fazer sua assinatura.
Tours Gratuitos no Rio de Janeiro
Outra forma maravilhosa de economizar e, ao mesmo tempo, conhecer a cidade é participar de passeios a pé gratuitos pela cidade. Muitas empresas oferecem esses tours em troca de gorjetas. Reserve aqui um tour gratuito pelo Rio de Janeiro:
Centro histórico do Rio e Lapa
Herança africana + Samba na Pedra do Sal
Urca + Trilha ao Pão de Açúcar
Vai viajar? Então, aproveite e leia também outros posts aqui do blog que vão te ajudar:
Passaporte infantil: quais são as diferenças
O que fazer antes de ir para o aeroporto
Como sobreviver a um voo longo com criança
Mundo Pixar Brasil no Rio de Janeiro
Ah como eu amo o Rio de Janeiro!
Preciso voltar para o Rio! De todos esses lugares só fizemos os clichês, Cristo e Bondinho rsrs
Sou guia de turismo buscando oportunidade nessa área faça contato no meu zaap sou do Rio de janeiro.obgdo