É possível viajar com crianças apenas com mala de mão? Para quem acha que 10kg por pessoa é muito pouco, aqui vai a prova que é possível! Vou mostrar o que levar na mala de uma criança para um destino frio!
Na nossa última viagem, o roteiro era de 17 dias com a Islândia como destino principal. Apesar de ser verão agora na Europa, a previsão não era de calor. Como também passamos por Copenhagen (Dinamarca) e Dublin (Irlanda), precisamos levar algumas peças para dias mais quentinhos.
Algumas dicas para ajudar:
– antes de mais nada, comece a separar as roupas uns dias antes porque ainda dá tempo de lavar e secar alguma peça que você faz questão de levar;
– para diminuir o volume de roupas como casacos, use os sacos de armazenamento. Alguns são próprios para viagem e não precisam de aspirador e bombinha de ar para usar (confira aqui quais são). Ou seja, você pode abrir e fechar quantas vezes quiser durante a viagem. Basta espremer para tirar todo o volume;
– envolva a criança na escolha das roupas. Afinal, criança que participa do planejamento viaja mais tranquila;
– aposte em organizadores porque facilita muito na organização da mala, principalmente quando há trocas de hotéis no roteiro. Os kits são super baratos e ajudam muito;
– se você não resiste a uma comprinha durante as viagens, leve uma balança portátil. Assim, você evita de exceder o limite de peso da bagagem e pagar taxa extra;
– escolha peças mais neutras que você possa variar as combinações das peças;
– primeiramente, faça uma lista do que não pode esquecer. Ajuda muito!
Invista em uma mala boa
Invista em uma mala de bordo que tenha expansor (aquele zíper que você pode abrir para aumentar o tamanho). Sempre que possível eu tento viajar com o expansor fechado e deixar esta reserva para alguma comprinha.
Outro item legal é ter embutido o cadeado de 3 dígitos com TSA. É uma pequena fechadura que só pode ser aberta com uma chave mestra universal utilizada pela organização norte americana TSA. Assim, se a sua mala for selecionada para inspeção no aeroporto, eles não precisarão estourar seu cadeado.
As nossas malas são do tamanho P da marca Samsonite nas dimensões permitidas nas companhias aéreas (clique aqui para ver o modelo). São da marca Samsonite e eu gosto bastante do custo x benefício. Não gosto de comprar malas muito caras porque, mesmo sem querer, às vezes as companhias fazem a gente despachar a bagagem quando o voo está lotado. E todos nós sabemos que os cuidados nos aeroportos não são dos melhores.
Antes de comprar, observe também os comentários dos clientes sobre as rodinhas (se deslizam bem) e o peso da mala. Muitas vezes a mala tem uma estrutura pesada e acaba gastando a cota do peso que você pode levar!
Vou contar tudo que eu consegui levar na mala de 10kg da Alice para a viagem da Islândia:
– 4 conjuntos de blusa e calça
– 1 casaquinho de lã
– 1 pijama
– 2 biquinis (na Islândia tem muitas piscinas termais)
– 3 vestidos
– 1 calça térmica
– 9 camisetas de manga curta
– 1 jaqueta para baixas temperaturas
– roupas íntimas e meias
– 1 legging extra
– luva, gorro e cachecol
– 1 blusa fleece
– segunda pele: 1 calça e 2 blusas
– 1 toalha de banho
– 1 chinelo e 1 bota de trilha
– itens de higiene (de acordo com as restrições para líquidos)
– 1 shorts jeans
– acessórios para o cabelo
– 1 capa de chuva
E aí, dá para encarar uma viagem só com mala de mão?
Se ainda não se convenceu, aqui vão mais vantagens: economia significativa com taxas de despacho de bagagem, não tem risco de extravio das malas e tudo o que você precisa está com você o tempo todo durante o voo. Outra coisa: é bem mais fácil fazer os deslocamentos até o aeroporto com pouca bagagem, ainda mais quando você viaja com crianças. Então, guarde sua energia para correr atrás dos pequenos enquanto espera o seu voo!
Vai viajar? Então, aproveite e leia também outros posts aqui do blog que vão te ajudar:
Passaporte infantil: quais são as diferenças
O que fazer antes de ir para o aeroporto
Como sobreviver a um voo longo com criança
Comments (7)