Quer saber o que é e como funciona um onsen no Japão? Antes de mais nada, você precisa saber que Onsen é uma casa de banho japonesa com água termal, mas tem algumas curiosidades que eu sei que vão te impressionar.
Pode ser um estabelecimento, fechado ou ao ar livre, ou mesmo uma área dentro de um hotel. Em duas das nossas hospedagens, havia onsen disponível para os hóspedes e claro que a gente foi viver esta experiência. Usamos o onsen do Urban Hotel Kyoto Nijo Premium e do Hotel Wing International Select Higashi Osaka.
Pra começar, a grande diferença é o traje de banho. Quer dizer, a ausência do traje de banho. Para entrar na piscina termal, você precisa estar do jeitinho que veio ao mundo. Por esta razão, homens e mulheres não ficam juntos.
Nós recebemos uma senha para acessar a área do onsen (homens e mulheres recebem senhas diferentes). Nos quartos, havia roupão e chinelos para a gente circular pelo hotel.
No vestiário, há armários para guardar suas roupas. Também fica disponível secador de cabelo e um monte de itens, desde escova de cabelo descartável até produtos para skincare.
Pelado sim, mas bem limpinho
Depois de desapegar de toda a vestimenta, você ingressa na parte da piscina, mas antes precisa seguir a etiqueta japonesa. Há várias “cabines” para você tomar banho antes de entrar na piscina. Ali tem xampu, sabonete e condicionador.
São fornecidas toalhas, mas não é para se cobrir e sim para enrolar nos cabelos.
Por razões óbvias, não pode tirar fotos no local (mas peguei as imagens de divulgação dos hotéis pra vocês verem como é).
A água da piscina é extremamente quente. É quase a sensação de uma sauna e nós não aguentamos ficar muito tempo (ainda mais que fomos pro Japão no verão). Depois da piscina, você passa novamente nas cabines e toma mais um banho.
Não pode ter tatuagem
Outra regra importante: pessoas com tatuagem não podem frequentar grande parte dos onsens. Isso porque no Japão as tatuagens são associadas com a Yakuza, a máfia japonesa. Mesmo que você seja apenas um simpático turista, será barrado. Nos nossos hotéis tinha aviso da proibição logo na entrada dos vestiários.
Se a sua tatuagem é pequena, a dica é cobrir com um curativo. Mas, se for grande, a solução é procurar um onsen que permita a entrada de pessoas com tatuagem. O site Tattoo-Friendly Features vai te ajudar a encontrar.
Diferente, né? Conta aqui nos comentários se você iria encarar esta experiência. Também comenta aqui se você é do time dos tatuados que seria impedido de entrar…
Se você tem vontade de viajar para o Japão e não sabe nem por onde começar, confira aqui outros posts do blog:
Como planejar uma viagem para o Japão
Quanto custa uma viagem para o Japão?
Nosso roteiro de viagem no Japão: atrações e cidades
O que fazer em Tóquio: onde ir e onde ficar
O que fazer em Osaka: onde ir e onde ficar
Curtiu? Então você também vai gostar de ler:
Conexão no aeroporto: qual é o tempo mínimo entre voos
O Hotel Urbano (HURB) é confiável?
O que não fazer na imigração
Comments (2)