O JR Pass vale a pena? Saiba aqui como funciona e como comprar o passe de transporte mais usado pelos turistas brasileiros que viajam para o Japão.
O Japan Rail Pass, ou JR Pass, um passe de uso ilimitado que pode ter duração de 7, 14 ou 21 dias e pode ser usado inclusive no trem-bala.
Mas aqui vai um ponto importante: você só pode comprar o JR Pass fora do Japão. Nós solicitamos o nosso aqui do Brasil e recebemos ele em nossa casa. Quando chegamos no Japão, fomos até um escritório da Japan Rail para efetuar a troca deste documento pelo passe.
Consulte os valores e compre seu JR Pass. Nós compramos e, em menos de uma semana, chegou na nossa casa em um envelope prioritário da Fedex.
Mas o JR Pass vale a pena?
Infelizmente não tem resposta pronta para esta questão porque vai depender muito do roteiro que você pretende fazer no Japão.
Então, pesquise sobre as opções de transporte interno no Japão .Considere também o uso de transporte aéreo ou ônibus, dependendo das distâncias que você precisa percorrer.
O que está incluído no JR Pass?
O passe inclui todos os trens-bala shinkansen do Japan Rail Group, exceto as partidas de Nozomi e Mizuho (mas tem outras linhas que fazem o mesmo trajeto com pouca diferença de duração da viagem).
É possível usar também o passe nas linhas de metrô da empresa JR. Por essa razão, nós escolhemos estrategicamente um hotel em Tóquio que ficava próximo a uma estação de metrô JR.
O JR Pass cobre ainda o monotrilho de Tóquio entre o aeroporto de Haneda, mas é importante você avaliar o período em que irá usar o passe. Por exemplo, nós ficamos quase 20 dias no Japão, mas compramos o JR Pass de 14 dias porque não era inteligente usarmos os passes em dias que iríamos só rodar pela capital japonesa. Então, concentramos os passeios mais distantes para o período que usaríamos o passe.
Durante a validade do passe, você ainda pode usar várias linhas de ônibus da JR e até a balsa JR-West entre Miyajima e Miyajimaguchi (estação JR perto do píer com serviços de balsa para Miyajima). Nós fizemos este trajeto de balsa e foi muito simples: apenas apresentamos o passe para o fiscal, que liberou nossa entrada.
Com o passe, ainda fomos para a Disney Sea e a Universal Studios Japan. Porém, o Sanrio Puroland, o parque da Hello Kitty, ficava fora da área de cobertura do JR. Mesmo assim, para o nosso roteiro, o JR Pass valeu muito a pena, especialmente para fazer os bate-voltas e deslocamentos maiores internos. Passamos por Osaka, Quioto, Hiroshima, Miyajima e ainda fizemos um bate-volta para Yokohama.
Como funciona o JR Pass
O JR Pass é um ticket de papel que funciona normalmente nas catracas de trem. Basta inserir o passe, esperar a validação e pegar de volta. Para sair das estações no seu destino, você precisará inserir novamente o passe e assim sua saída será liberada.
Com o documento que você recebe pelo correio, você deve procurar um dos postos da empresa JR, apresentar seu passaporte e retirar o passe. É bem simples.
Precisa reservar lugar no trem-bala?
Não precisa reservar antecipadamente, mas pode ser necessário se você viaja com bagagens. Cada trem tem vagões designados para pessoas que viajam sem reserva de assento. Se você tem malas grandes, precisará ir em vagões com porta-bagagem.
O JR Pass permite que você reserve gratuitamente seu assento. O melhor de tudo é que você consegue fazer isto sem dificuldade nas máquinas de vendas de bilhetes nas estações de trem.
Comment