É difícil acreditar, mas você sabia que existe um polo de ecoturismo na cidade de São Paulo?
O Polo de Ecoturismo de SP fica no extremo sul da cidade de São Paulo e ocupa cerca de 28% da área do munícipio, com mais de 400km². É subdividido em três áreas: Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.
Tem atividades culturais, ambientais e, ao mesmo tempo, de ecoturismo. Nestes locais, há inúmeros atrativos e é perfeito para quem gosta de esportes de aventura na natureza.
Imagine só que é possível fazer um rafting em um rio limpo e tomar um banho de cachoeira dentro da capital paulista!
É nesta região que fica também o Acampamento Águias da Serra, onde foi gravado o filme Carrossel.
Vai de Roteiro
Nós visitamos Parelheiros com a equipe do projeto Vai de Roteiro, da Secretaria de Turismo da Prefeitura de SP. O programa oferece roteiros turísticos gratuitos pelos principais pontos de cidade.
Aos sábados e domingos, o Vai de Roteiro tem programação especial para o Polo de Ecoturismo de Parelheiros. Em cada final de semana, é oferecido um roteiro diferente que pode ter vivência em produtores locais, visita ao borboletário ou a terra indígena Tenondé-Porã e atividades de esportes e lazer, como trilhas.
Os serviços de guia, assim como o transporte, são gratuitos. Os participantes precisam apenas, em alguns casos, pagar serviços adicionais como ingressos (tudo é informado direitinho no site e os valores das atrações são bem mais em conta do que se a pessoa visita o local sozinha).
Para participar, basta fazer a inscrição no site do Vai de Roteiro.
Nosso roteiro em Parelheiros
Os passeios costumam começar bem cedo no Centro Cultural de São Paulo, na Vergueiro. De lá, seguimos de ônibus até a primeira parada, o Clube de Campo do Castelo, na região de Interlagos.
Conhecemos um pouco da história do clube que oferece diferentes atividade como, por exemplo, golfe e iatismo.
Represa do Guarapiranga
Embarcamos para navegar na Represa do Guarapiranga, com a VivantSP, que tem percursos menores (de 2 a 4 horas) e maiores (4 horas ou mais).
Na Represa do Guarapiranga, há diversas atrações para se observar: Clube de Campo Castelo, Ilha dos Macacos, Baia Weighmann, Igreja Messiânica Solo Sagrado, Rio Embu Guaçu, Ponto do Rodoanel, Fazendinha, Rio Embu Mirim, Barragem, YCSA, Ilha dos Amores e Clube Santa Paula.
A navegação é bem tranquila e relaxante porque você pode observar muitos pássaros que vivem nas ilhas da represa.
Desembarcamos e fomos conhecer o Hostel Terceiro Lago, que é uma opção de hospedagem na região. Além disso, o hostel realiza um trabalho super sério de conservação da represa.
O hostel fica próximo ao Autódromo de Interlagos e pode ser uma excelente opção para quem vem assistir as corridas ou para festivais como o Lollapalooza. Para estes eventos, o hostel organiza a travessia de barco dos hóspedes pela represa (cerca de 20 minutos).
Confira os valores do Hostel 3 Lago.
Enquanto isto, o ônibus já estava esperando a gente ao lado do Hostel Terceiro Lago para continuarmos nosso passeio. Então, avançamos mais em direção ao sul da cidade e, depois de aproximadamente mais uma hora de trajeto, chegamos a um verdadeiro oásis na nossa selva de pedras.
Selva SP
Inacreditavelmente há um parque de aventuras na natureza dentro da cidade de São Paulo. No SelvaSP, tem trilhas, tirolesa e até rafting no rio.
Logo começamos pela trilha que é de nível fácil. Duas pontes suspensas trazem um pouco de emoção para o passeio. Então, no final da trilha, você pode atravessar pelo rio ou, se não quiser se molhar, voltar pelo mesmo caminho.
Tirolesa por cima do rio
Com 15m de altura e 190m de extensão, a tirolesa oferece uma vista privilegiada da vegetação, do rio e da cachoeira. Crianças até 20kg podem ir na tirolesa, mas precisam estar ancoradas junto com um adulto.
A cachoeira de Marsilac
Popularmente conhecida como cachoeira, na verdade é considerada uma corredeira. Tem extensão de aproximadamente 20 metros, com 4 metros de desnível. Uma linda prainha de água doce é formada no local. É um lugar perfeito para banho!
O que levar para o SelvaSP
Vista roupas e tênis que possam molhar. Não esqueça de levar roupa seca para troca, protetor solar, repelente e toalha de banho.
O parque de aventura SelvaSP fica na Estrada Engenheiro Marsilac, 5.005, em São Paulo. Antes de ir, confirme se estão abertos porque costumam receber escolas e nestas ocasiões não recebem o público.
No local, há restaurante (com uma comida caseira deliciosa) e opções de lanches e sucos, além de picolés artesanais de frutas da região. Recomendo muito o de cambuci com leite condensado.
Produtores locais e lugares para visitar no Polo Ecológico
No nosso passeio, tivemos a felicidade de conhecer muitos dos produtores da região. É fantástico ver os produtos que eles criaram com algumas frutas que são de São Paulo, mas que a gente nem fazia ideia que existiam.
A fruta mais utilizada na região é o cambuci, que tem um formato bem parecido com um disco voador.
Nativo da Mata Atlântica, o cambuci é rico em vitamina C e antioxidante. Bastante saboroso, lembra um pouco o sabor do cupuaçu.
Conheça alguns dos produtores locais que fazem parte do Polo de Ecoturismo de São Paulo:
Recanto Paraíso: passeios e trilhas a cavalo.
Recanto Magini: sítio de agricultura familiar que produz cachaças e geleis a base de cambuci.
Ateliê Samaruka: laços e acessórios, roupas infantis e decorações em crochê. Cada peça mais surpreendentemente linda que a outra!
Mondury: produção de mel de abelhas nativas, além de meliprodutos, como cosméticos e linha Casa.
Sítio Nossa Vida: agricultura orgânica. Entre outros produtos, experimentamos o chip de banana verde. A Alice está completamente viciada.
X Craft Beer: fábrica de chopp artesanal que produz também cerveja de cambuci.
Atelier Du Cioccolato: doces e bolos diferenciados
Cogu Li: cultivo de cogumelos, hospedagem e produtos agroecológicos, como o antepasto de shimeji.
Comments (5)