Aqui tem uma lista dos melhores restaurantes no centro histórico de SP. Tem dicas para todos os gostos e bolsos!
Bar dos Arcos: no subsolo do Theatro Municipal
Você sabia que tem um bar no subsolo do Theatro Municipal de São Paulo? O Bar dos Arcos é um daqueles lugares que você precisa conhecer! E antes que alguém pergunte, pode criança de qualquer idade lá (claro que acompanhada por adultos).
Eu e Alice pedimos o mesmo prato: o nhoque clássico do Arcos, que é tostado na manteiga com fonduta de queijo de cabra, roma e manjericão. O Rodrigo escolheu o (Não) Existe amor em SP, que é um risoto de queijo tulha com chorizo grelhado, com echalotas e gremolata de manjericão e siciliano. O risoto dele estava bem gostoso e foi descaradamente roubado pela Alice.
Adoramos os drinks moderninhos (sem álcool porque Alice queria provar). Em primeiro lugar, escolhemos o Amarela Paixão, que é gaseificado com maracujá, suco de limão, xarope de cardomomo e semente de coentro. Experimentamos também o Morro Vermelho, gaseificado com suco de limão, xarope de morango e amora.
Funciona de terça e quarta, das 18h a 1h; quinta e sexta, das 18h às 2h; aos sábados, das 18h às 3h.
Almoço no Salão Dourado
Há ainda um restaurante, também do Bar dos Arcos, que abre para o almoço no Theatro Municipal. Funciona de terça a sexta, das 11h às 16h; e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
As mesas ficam no Salão Dourado. Além do espaço maravilhoso, a comida e o atendimento surpreenderam. A Alice pediu o ravióli de carne assada com molho rústico de tomate, queijo tulha, manjericão e raspas de limão siciliano.
Eu escolhi o arroz cremoso de bobó de camarão com mollica de coentro. Mollica é uma espécie de farofa. Minha amiga Carol quis o Picadinho de Mignon, com arroz branco, feijão preto, farofa da casa, banana tostada, ovo frito e salada de couve.
Mesmo raspando os pratos, partimos para a sobremesa por mera gula. Nossa escolhida foi a cocada assada com abacaxi tostado. Estava gostosa, mas era gelada. Eu acho que teria ficado ainda melhor se fosse quentinha porque realçaria melhor a combinação.
Achamos super legal que as mesas são de espelho, assim você consegue comer com a imagem do teto maravilhoso refletida ao lado do seu prato. Demais, né?
Se você ainda não conhece o Theatro Municipal, saiba como agendar uma visita guiada por lá.
Casa do Porco: o melhor restaurante do Brasil
Fomos almoçar no melhor restaurante do Brasil! A Casa do Porco Bar foi premiado como o 7º melhor restaurante do mundo pelo ranking do @theworlds50best. É o único brasileiro entre os 50 primeiros e o 4ª da América Latina.
Comandado por Jefferson Rueda e Janaina Rueda, oferece pratos que valorizam a culinária brasileira e ao mesmo tempo tem um toque muito pessoal dos chefes.
As combinações de sabores e a apresentação dos pratos surpreendem. Pedimos dois menus e o meu era 100% vegetariano. Eles tem várias opções de pratos, mas é claro que a Alice quis nos acompanhar na degustação! Foi surpreendentemente incrível!
A Casa do Porco Bar fica bem no centro de São Paulo, na Rua Araújo, 124.
Confira como foi nossa experiência completa na Casa do Porco.
Nutrisom: restaurante vegetariano
Desde 1980, o Nutrisom é conhecido em São Paulo por suas diferentes opções de pratos vegetarianos. Ficou dois anos fechados, mas reabriu no início de 2022, sob nova direção.
O Nutrisom oferece buffet self-service, com muitas opções de pratos firios e quentes. As mesas são bem disputadas na hora do almoço.
O valor é R$ 42/pessoa e você pode repetir quantas vezes quiser.
Ainda pode se deliciar na mesa de sobremesas, que inclui sorvete de pelo menos dois sabores. O de pistache é o meu favorito.
Para os veganos, há opções nos buffets e nas sobremesas. Tem sempre uma plaquinha indicando se o prato contém algum produto de origem animal, assim como glúten,
No preço, ainda estão incluídos sucos.
O Nutrisom fica no Viaduto Nove de Julho, 160, na sobreloja. Só abre no almoço e não funciona aos sábados.
Bia Hoi SP: boteco vietnamita
O Bia Hoi SP é um restaurante especialista em comidas do norte do Vietnã que fica na República.
Para começar, pedimos o Goi Cuon Camarão, que são rolinhos frescos de papel de arroz recheados com folhas verdes, macarrão de arroz, pepino, nabo e camarão. O molho picante e doce que acompanha é sensacional!
Por fim, escolhemos dois pratos principais. O Tom Rang Me vem com camarões e batata doce salteados em caramelo de pimenta sriracha. Acompanha arroz branco e é bem picante. Gostei!
O Rodrigo e a Alice pediram um prato bem popular em Hanoi: o Bun Cha. É um caldo à base do molho vietnamita nuoc mam com bolinhas de carne de porco grelhadas e macarrão de arroz. Vem um pote separado com várias folhas frescas e ervas aromáticas (e pedaços de pimenta) para você incorporar ao caldo.
O Bia Hoi SP fica na Rua Rego Freitas, 516, na República, no centro de São Paulo.
Café Girondino: um patrimônio da capital paulista
Bem em frente ao Mosteiro São Bento, no centro de São Paulo, fica um dos cafés mais famosos da cidade. Mas será que o lugar é mesmo tradicional?
O nome foi inspirado em um bar que existia próximo a Praça da Sé, na época dos barões do café. Apesar do ar antigo, o Girondino é relativamente novo: foi aberto no final da década de 90.
De qualquer forma, vale a visita! São vários ambientes e um cardápio bem amplo, que vai te alegrar tanto em um almoço como em uma paradinha para o café.
Um dos doces mais pedidos por lá é o arroz doce.
Maria Cristina: doces portugueses
Se você é fã de um bom café acompanhado de um pastel de nata fresquinho, então inclua este local na sua próxima ida ao Centro de São Paulo.
Tudo que experimentamos estava surpreendentemente maravilhoso! A Maria Cristina fica na Rua Alvarez Penteado, 188, pertinho do Centro Cultural Banco do Brasil.
Curiosidade 1: antes de mais nada, é preciso dizer que Pastel de Belém só existe em uma única loja em Portugal. Os outros todos são chamados de Pastel de Nata. Já experimentamos o original e é de comer de joelhos!
Curiosidade 2: os doces portugueses carregados de gemas e açúcar são chamados de doces conventuais. Foram criados nos conventos, quando a clara era usada para engomar roupas e sobravam muitas gemas.
Curtiu? Então aproveite para conhecer melhor o Centro Histórico de SP, com um free tour pelas principais atrações da região! Assim, você conhece uma das regiões mais ricas em história da cidade.
Aqui tem um artigo completo com todas as atrações que você precisa conhecer no Centro de São Paulo.
Você também pode gostar:
Onde comer na Vila Carrão
Restaurantes de chefs famosos da TV
Restaurantes instagramáveis em SP
Sempre que você reserva seu hotel, compra um chip de celular ou garante os tickets para passeios pelos links aqui do blog, você ajuda que todo conteúdo continue sendo gratuito. Dessa forma, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nenhum centavo a mais por isto. Assim, posso continuar com este projeto e ajudar mais famílias que querem viajar! Então, aproveite e siga a gente no Instagram para não perder nenhuma de nossas aventuras!
Comments (6)