O teamLab Planets Tokyo é um museu interativo com uma experiência sensorial única. Era um dos locais que eu mais queria conhecer no Japão. Apesar da minha expectativa estar bem alta, ainda consegui me surpreender muito!
Os visitantes podem caminhar sobre superfícies aquáticas, interagir com projeções digitais e, ao mesmo tempo, mergulhar em uma paisagem de luz e som. Esses espaços desafiam nossa compreensão convencional de galerias de arte. Para quem viaja com crianças, é ainda mais legal porque é uma excelente forma de aproximar os pequenos da arte de forma muito divertida.
Como é a experiência no teamLab Planets
Assim que você chega no museu, você precisa tirar os sapatos. O percurso já começa no escuro e caminhando na água, que tem a temperatura bem agradável.
Para visitar este museu, é bom ir preparado. Vá com alguma calça que você possa dobrar a barra ou puxar até a altura do joelho. Da mesma forma, é melhor não ir de vestido porque há muitos espelhos no chão.
Aliás, é preciso falar sobre a organização deste museu. Logo na entrada, você tira os seus sapatos e tem armários disponíveis para guardar todos os seus pertences. Então, a chave fica em uma pulseira e é bem prática de carregar. Eles são tão organizados que oferecem shorts descartáveis para as mulheres que vão de vestido.
No final das salas que molham os pés, sempre tem toalhas disponíveis para quem quiser se secar. Como estamos descalços, é possível usar chinelos lá do museu para quando você vai para um dos espaços da área externa e também para usar o banheiro.
O papel do espectador na arte
O teamLab Planets tem quatro grandes espaços de arte e dois jardins. As obras mudam sob a presença das pessoas, borrando a percepção dos limites entre o eu e as obras.
Em algumas salas é possível criar mudanças nas obras de arte, confundindo as fronteiras entre elas e as obras e criando uma continuidade entre si, a arte e os outros.
O que é teamLab?
O teamLab Tokyo é um coletivo de artistas, designers, engenheiros e programadores, pioneiros na criação de experiências de arte digital interativa que transcendem as fronteiras tradicionais da arte.
O coletivo foi fundado em 2001 por Toshiyuki Inoko, com a visão de explorar as possibilidades criativas que emergem quando a arte encontra a tecnologia. Com sede em Tóquio, o teamLab se dedica a criar instalações de arte imersivas que estimulam os sentidos, convidando os espectadores a participar ativamente da experiência artística.
Há várias exposições temporárias e outras permanentes do coletivo pelo mundo. Nós visitamos também o teamLab do Jardim Botânico de Osaka.
Ingressos e como chegar no teamLab Planets Tokyo
Assim como em todos os pontos turísticos do Japão, é recomendado que você compre antes seus ingressos para o teamLab Planets Tokyo.
O museu fica na ilha de Odaiba, em Tóquio. Para chegar no teamLab Planets, parte do trajeto é em um monotrilho que cruza a Rainbow Bridge, a famosa ponte do arco-íris. A estação Shin-Toyosu fica em frente ao museu.
A poucos metros do teamLab funciona o Toyosu Market, o mercado de peixes mais conhecido do Japão. Em 2018, o mercado (aquele onde acontecem os leilões de atum da madrugada) mudou para Odaiba. No local, há vários restaurantes bem disputados. Comemos os sushis mais frescos e gostosos da vida.
Por fim, aproveite para conferir a estátua do robô gigante Gundan. A atração mais nerd da região fica em frente ao shopping Diver City Tokyo Plaza, também na ilha de Odaiba.
Se você tem vontade de viajar para o Japão e não sabe nem por onde começar, confira aqui todos os posts do blog:
Como planejar uma viagem para o Japão
Quanto custa uma viagem para o Japão?
Nosso roteiro de viagem no Japão: atrações e cidades
O que fazer em Tóquio: onde ir e onde ficar
O que fazer em Osaka: onde ir e onde ficar
Universal Studios do Japão e o Super Nintendo World
Curtiu? Então você também vai gostar de ler:
Conexão no aeroporto: qual é o tempo mínimo entre voos
O Hotel Urbano (HURB) é confiável?
O que não fazer na imigração
Sempre que você reserva seu hotel, contrata um seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro ou garante os tickets para passeios pelos links aqui do blog, você ajuda que todo conteúdo continue sendo gratuito. Dessa forma, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nenhum centavo a mais por isto. Assim, posso continuar com este projeto e ajudar mais famílias que querem viajar! Aproveite e siga a gente no Instagram para não perder nenhuma de nossas aventuras!
Comments (2)