Confira aqui como tirar o visto americano B1/B2 de negócios e turismo, com um passo a passo bem detalhado. Mas antes de mais nada, você sabe o que é um visto?
O visto é um documento legal para solicitar a entrada em um país estrangeiro. Mesmo que você consiga tirar o seu visto americano aqui no Brasil, saiba que você ainda passará por uma nova avaliação na Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, assim que você desembarcar por lá. É este departamento de segurança que decide se você poderá mesmo ingressar no país, assim como qual será o tempo de permanência permitido.
Neste artigo vamos falar do visto B1/B2, o mais comum solicitado pelos turistas brasileiros que desejam visitar os Estados Unidos. Geralmente tem validade de 10 anos, com múltiplas entradas.
Com este visto, você pode fazer turismo, compras, reuniões de negócios, consultas médicas, intervenções cirúrgicas, assinatura de contratos, compra de imóveis, além de participar de feiras ou congressos como ouvinte, expositor ou palestrante (mas desde que você não receba honorários). É muito importante saber que não é permitido nenhum tipo de trabalho com este tipo de visto.
Passo a passo para tirar o visto B1/B2
Em primeiro lugar, você precisa preencher o formulário DS-160.
Depois, acesse o site de agendamento, crie um login e escolha o meio de devolução do seu passaporte. Pode ser enviado para sua residência ou retirado no CASV (o agendamento é necessário).
Então, efetue o pagamento da taxa de solicitação de visto. O valor para emissão do visto americano é de US$ 185 e pode ser pago via cartão de crédito ou por boleto bancário (porém, com o boleto, o acesso ao calendário será liberado após dois dias úteis).
O próximo passo é realizar os agendamentos para a coleta de impressões digitais e foto no CASV e entrevista no consulado (caso seja necessário). Em Porto Alegre e Recife, é ainda mais simples porque os solicitantes irão completar o processo de biometria e entrevista em um único agendamento. Para estas duas cidades, é possível também fazer o upload da foto ou levá-la no dia do atendimento no Consulado.
Você pode agendar sua entrevista em qualquer uma das cidades disponíveis, mesmo que você more em outra região. É possível escolher entre Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Não esqueça de imprimir a página de confirmação porque você terá que apresentar este papel no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto).
Documentos necessários
Quando você for ao CASV, precisará levar seu passaporte válido, confirmação do agendamento e a página de confirmação do DS-160 com código de barras.
Já na Embaixada ou Consulado, você deve apresentar o passaporte válido, a confirmação do agendamento e qualquer documento adicional que considerar relevante.
Compareça sempre pelo menos 15 minutos antes do horário agendado. Lembre-se que não é permitido entrar nos Consulados e Embaixada com bolsas (só se for pequena), celulares ou qualquer aparelho eletrônico. No CASV pode entrar com o celular, mas só se estiver desligado.
Nomad Coffee
Para facilitar a vida de quem tem entrevista no Consulado em São Paulo, a Nomad abriu um café bem em frente ao local. O Nomad Coffee pretende facilitar o processo para os brasileiros, clientes ou não.
Conta com cardápio composto por refeições rápidas e bebidas diversas, como sanduíches, salgados, cafés e sucos. O espaço disponibiliza guarda-chuvas para os visitantes e conta com uma área reservada para clientes da Nomad, com ainda mais facilidades, benefícios exclusivos e comodidades como lockers para objetos pessoais, espaço para cópias e impressões. Fica na Rua Henri Dunant, 583. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (exceto feriados nacionais e norte-americanos, emendas e dias que o consulado não possui atendimento).
A Nomad é uma conta global que não tem taxa de abertura nem taxa mensal de manutenção. A principal vantagem desta conta é que você economiza muito em relação aos cartões de crédito tradicionais porque a cotação utilizada é a do dólar comercial, que é mais barato até que casa de câmbio. Sem contar o IOF. No cartão de crédito, é 4,38% e no cartão Nomad, 1,1%. O cartão Nomad é aceito em mais de 180 países e é compatível com as principais carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay).
Então, aproveita e abra a sua conta Nomad e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira operação de câmbio. Basta usar o cupom ALICEPELOMUNDO20 e garantir 2% de cashback após a primeira remessa feita em até 15 dias da abertura da conta.
Isenção de entrevista
Solicitantes que ainda não tenham completado 14 anos ou tenham mais de 80 anos geralmente não precisam de entrevistas.
Da mesma forma, são isentos os que estão renovando um visto B1/B2 ainda válido ou que tenha expirado há menos de 48 meses (o prazo foi aumentado durante a pandemia). Porém, é preciso estar em posse do visto anterior, além de não ter tido um visto negado, furtado ou extraviado.
Outro ponto importante é que quase todo o processo pode ser em português. As entrevistas para visto de turismo são em português e também é possível visualizar o DS-160 traduzido. Se você mover o cursor do mouse sobre as perguntas, a tradução aparece automaticamente.
Endereços da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil
Brasília
Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
Onde ficar perto da Embaixada dos EUA em Brasília
Porto Alegre
Av. Assis Brasil, 1889, em Passo d’Areia
Onde ficar perto do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre
Recife
Rua Gonçalves Maia, 163, na Boa Vista
Onde ficar perto do Consulado-Geral dos EUA em Recife
Rio de Janeiro
Av. Presidente Wilson, 147, no Castelo
Onde ficar perto do Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro
São Paulo
Rua Henri Dunant, 500, na Chácara Santo Antônio
Onde ficar perto do Consulado-Geral dos EUA em São Paulo
Belo Horizonte
Av. do Contorno, 4520, em Santa Efigênia
Onde ficar perto da República Diplomática dos EUA em Belo Horizonte
Curtiu? Então você também vai gostar de ler:
Como escolher seguro de viagem para os Estados Unidos
Disney: onde ficar em Orlando
Conexão no aeroporto: qual é o tempo mínimo entre voos
O Hotel Urbano (HURB) é confiável?
O que não fazer na imigração
Sempre que você reserva seu hotel, contrata um seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro ou garante os tickets para passeios pelos links aqui do blog, você ajuda que todo conteúdo continue sendo gratuito. Dessa forma, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nenhum centavo a mais por isto. Assim, posso continuar com este projeto e ajudar mais famílias que querem viajar! Aproveite e siga a gente no Instagram para não perder nenhuma de nossas aventuras!
Comments (5)